Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Esplanadas de Lisboa - 3


Na Lisboa antiga
Fabrico Infinito (R. D. Pedro V, 74)
"Não é mais do que um relvado sem grande vista mas, por estar no meio da cidade, não tem confusões. A esplanada fica nas traseiras da loja e galeria Fabrico Infinito e inclui a primeira carpacceria de Lisboa. Se gosta de carpaccio, perfeito"
Chapitô (Costa do Castelo, 1)
"(...) Estacionar é o fim do mundo, por isso não vai querer apanhar uma camada de nervos antes de visitar esta esplanada. Lisboa estende-se aos seus pés enquanto bebe uma cerveja ou come um chouriço assado. Nas noites de 4ª a domingo há sempre qualquer coisa para se entreter, de fado a música jazz"
Na zona nobre
São Carlos (Teatro Nacional de S. Carlos, R. Serpa Pinto)
"Fica mesmo na praça do teatro, num sítio recatado e relativamente tranquilo. É particularmente agradável ao final da tarde, quando o sol já não bate em força"
Claustro Esplanada S. Roque (Museu de S. Roque, Lg. Trindade Coelho)
"(...) Uma das novidades é a esplanada interior, rodeada por claustros espelhados. Um pequeno lago, canas de uma decoração minimalista dão o toque final a este espaço refrescante..."
Noutros pontos da cidade
Torricado (Pç. de Touros do Campo Pequeno)
"A táctica é simples: se vir um puff desocupado agarre-se a ele com unhas e dentes. É que esta esplanada anda tão concorrida que qualquer lugar livre é um milagre, sobretudo ao fim-de-semana. O espaço é descontraído e tem vista para a Av. João XXI que não sendo idílica, tolera-se"
Azul Profundo (Pq. das Nações junto ao Oceanário)
"O atendimento não leva cinco estrelas porque ter de ser o cliente a acartar com os tabuleiros é chato, por isso mais vale concentrar-se naquilo que dá nome à esplanada que vale mesmo a pena: o azul do rio ali à volta. E as tostas. E o acesso à internet, que dá sempre jeito"

3 comentários:

Anónimo disse...

Um dia destes hei-de ir ao Fabrico Infinito. O local estava mesmo a pedir uma esplanada. Não sabia da sua existência.
M.

Anónimo disse...

E também hei-de ir à do Museu de S. Roque, aproveitando assim para ver o museu renovado.
M.

Anónimo disse...

MLV,
Estes seus posts sobre esplanadas de Lisboa, para além de interessantes, são úteis. Obrigada!
A.R.