Prosimetron

Prosimetron

sábado, 13 de junho de 2009

Dias que começam bem e acabam muito mal

Ontem, foi dia de passeio por uma parte da região saloia : partindo de Belas, passando por Almargem do Bispo, Morelena, até ao Sabugo. Paisagem transformada, muito diferente do que me lembrava. A antiga fábrica da Cergal deu lugar à fábrica de Toddy, e hoje nem cerveja nem leite achocolatado. Abandono puro e simples. Um exemplo entre muitos. Ao fim da tarde, regresso a Belas, com paragem na Casa dos Fofos de Belas para matar saudades. Continuam uma delícia.
Esta manhã, rumei cedo até à Beira Interior, mais propriamente até ao Fundão para ver o meu avô materno. Oitenta e oito anos, já recuperado das maleitas que o assolaram nos últimos meses, mas queixoso: o inevitável uso de fraldas, o abandono por parte da mulher, e a memória que lhe vai faltando... . Uma visita que teve de ser interrompida, por via de tristes notícias que nos chegaram por telemóvel: Uma irmã do meu pai, e o filho, vítimas de um terrível acidente depois de terem visitado a ironicamente chamada Cova do Sonho, uma das belas grutas da Grande Berlenga.

E do Fundão para Lisboa, com destino a Santa Maria para ver a minha tia, já operada a múltiplas fracturas e amputada de dois dedos, mas consciente e preocupada com o filho. Em S.José, o meu querido primo Paulo, que para a semana faz 40 anos, e tem dois filhos pequenos, está entre a vida e a morte nos cuidados intensivos. Grave traumatismo craniano que causou ainda mais graves lesões cerebrais. Terrível imagem de alguém que conhecemos de toda a vida, entubado e sedado. E é claro que o helicóptero chamado tinha de demorar 3 horas a chegar às Berlengas, muito mais lento que o barco do INEM que primeiro o socorreu, mas obviamente sem os meios necessários. Como sempre, a crónica falta de meios é a justificação para tudo. Nem quero pensar no desespero da mulher e dos filhos que esperaram 3 horas pelo helicóptero que trouxe o Paulo para S.José.
Há dias que acabam mesmo muito mal.


8 comentários:

Anónimo disse...

Melhoras!
M.

JP disse...

Bom, que os próximos sejam mais desanuviados, com a pronta recuperação da tua tia e primo! Ainda assim, temi coisa pior quando li o "vítimas".
Grande abr.

LUIS BARATA disse...

Obrigado. Dizem-me que o Serviço de Neurocirurgia de S.José é muito bom.

Miss Tolstoi disse...

Que tragédia!
Espero que estejam a melhorar.

Jad disse...

Um abraço amigo.

Anónimo disse...

Desejo as melhoras de toda a sua família.
Um abraço.
A.R.

João Ponte disse...

Olá Primo Luís,
há muito que não vemos e infelizmente voltamos a contactar pelas piores noticias... Estive no Hospital este sábado para ver o Paulo mas apenas consegui vê-lo por 5 minutos, fiquei muito impressionado por ver o nosso querido Paulo ligado a tantas máquinas lutando pela vida. Neste momento apenas nos resta rezar para que alguém lá em cima desfaça esta injustiça.
Abraço
Primo João Carlos

LUIS BARATA disse...

Olá João Carlos,

A vida passa a correr, e acabamos por estar muito tempo sem nos vermos. Pena é que a ocasião tenha de ser desta natureza.
Um abraço para ti, e um beijo para a Ana.