Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 12 de junho de 2009

60 anos de uma nação: 1973


Os dois Estados alemães, a RFA e RDA, são integrados nas Nações Unidas. A Assembleia-Geral da ONU pronuncia-se a favor da adesão a 18 de Setembro. As delegações de ambos os países, com os números 133 e 134, encontram-se uma a seguir à outra na sala da Assembleia. A representação da RDA na organização supra-nacional consolida o reconhecimento internacional da Alemanha Oriental como país soberano. Poucos meses antes, o Reino Unido e a França tinham estabelecido relações diplomáticas com Berlim Oriental.


Na guerra do Yom-Kippur perspectiva-se uma vitória de Israel. Em retaliação ao desfecho provável do conflito, é decidido um embargo de fornecimento de petróleo por parte de vários Estados árabes. Países pró-israelitas, incluíndo a Alemanha Ocidental, são o alvo do boicote. O mundo ocidental, desprevenido, sofre o primeiro choque petrolífero que resulta na maior recessão económica global desde 1945. O governo federal em Bona decreta um conjunto de medidas, entre elas, limites de velocidades drásticos nas estradas alemãs e a total proibição de circulação nas autoestradas durante quatro domingos entre 25 de Novembro e 16 de Dezembro. A confiança incondicional num progresso económico eterno começa a quebrar.



No universo da moda, reinam as calças de ganga. Longe vão os tempos em que as senhoras se definiam através de um guarda-roupa delicado e feminino. O hippismo deixou os seus rastos naturalmente também no vestuário: cores marcantes, tecidos leves e muito florais. Os sapatos, quer femininos, quer masculinos, falam por si....

- CONTINUAÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA -


Imagens: selo da RFA comemorativo da integração na ONU; estradas sem trânsito em Dezembro de 73; tendências da moda

1 comentário:

Anónimo disse...

Fantásticas estas informações:
- RDA e RFA e a integração nas Nações Unidas.
- O início das relações diplomáticas inglesas e francesas com a alemanha Oriental.
- A desaceleração da economia.
- as calças de ganga! Tive as primeiras que vieram para Portugal na minha infância mas foi um sucesso.
- As calças da fotografia são demais! também tive umas assim só que o padrão era às florzinhas...odiosas (para os dias de hoje).
Até 2ª feira!
A.R.