Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

25 de Abril de 1974


Salgueiro Maia no Largo do Carmo, foto de Alfredo Cunha.
Por ter sido o dia mais feliz da minha vida.

Por, possivelmente, ter sido o dia mais feliz da vida dele.
«Hermínio da Palma Inácio libertado. A fotografia [de Álvaro Tavares?] foi tirada em Caxias quando o lutador antifascista ainda ali se encontrava (mas já fora da cela n.º 3, onde a PIDE/DGS o mantinha incomunicável há meio ano). Na sua efígie saudamos todos os detidos políticos que reconquistaram a possibilidade de trabalhar para a construção de um Portugal fraterno e verdadeiramente novo. Agora, quando nos baterem à porta de madrugada, tenhamos esperança de que é com certeza o leiteiro!» (República, Lisboa, 27 Abr. 1974, p. 1).
Desculpem ter colocado duas, quando só foi pedida uma foto a cada prosimetronista.

8 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Também gosto destas duas, para além des erem belas fotos, pela simbologia. também acho que escolheria uma relacionada com o 25 de Abril.
Ou talvez escolhesse certo entardecer, certas fases de um entardecer. Jad, estou enganada? Meti água? Afundei?

LUIS BARATA disse...

Também houve outros "infractores", mas tudo o que é por bem...

MR disse...

"Infractores" não faltavam. E também podia ter colocado fotos de rua, que as há maravilhosas.
Escolhi estas porque gosto imenso delas. Do Salgueiro Maia já aqui falei em tempos, acho que no dia 25 de Abril. Quanto à fotografia do Palma Inácio é de uma alegria desmedida: um homem que dois dias antes não sabia o que seria o seu minuto seguinte...
Deve ser uma felicidade para um fotógrafo fazer um clique naquele instante. Principalmente há uns anos que era tudo mais lento.

MR disse...

Ainda sobre a escolha, gosto muito de fotografia, de retratos, mas acho que escolheria sempre uma de um fotojornalista. Em 1974 eram chamados repórteres fotográficos.

Jad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jad disse...

Respondendo a Miss Tolstoi: acertou.
Mas existem alguns comentadores que não sabem a que é que se está a referir e podem pensar que é outra coisa.
Passo a explicar a minha interpretação acerca do primeiro comentário.
Julgo que Miss Tolstoi pergunta se as "imagens" da exposição de Paço de Arcos, publicadas no dia 5 de Agosto não são antes fotografias? Porque se fossem, as escolheria...

São na verdade fotos. Foram feitas no dia 2 de Agosto e publicadas neste Blogue no dia 5 de Agosto.

Sim, são fotografias feitas por mim, de um pôr do sol, em Paço de Arcos. Parabéns Miss Tolstoi.

MR disse...

Luís,
Já percebi que se referia a mim, como "infrctora". Para a próxima, cumprirei as regras.

Miss Tolstoi disse...

Então, se acertei... ganhei!
O quê, não sei!
Muito provavelmente: nada!

(Jad, Gostou deste meu terceto? É-lhe dedicado.)