Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

No dia mundial da fotografia escolho 25 de Agosto de 1988


infelizmente não sei quem é o autor. Se conseguirem saber agradeço que me informem para prestar a minha homenagem.

Lisboa acordou com o seu coração a arder.

Eu estava no Escorial, Espanha. Acordara cedo. Vi tomar o pequeno-almoço pelas, 6.45 de Portugal, e um castelhano perguntou-me: Olha lá o que é para ti a Baixa de Lisboa? Expliquei ... e após um silêncio ele diz: que desgraça, esta toda a arder. Não acreditei. Voltei ao quarto. Dei a noticia a quem estava comigo. Ficamos chocados. os Televisores não diziam nada... liguei para Portugal, acordei meio mundo e só uma pessoa, M. H. C. dos S., sabia mais ou menos o que se passava e pensava-se que ardia mesmo tudo...

E lembro-me que chorei pela minha cidade. Aí, senti, que era Lisboeta, sem ter nascido na cidade... ela estava no meu coração.

6 comentários:

MR disse...

Também me lembro bem de como soube e quem me deu a notícia: J.S.
Também chorei nesse dia.

Anónimo disse...

Excelente escolha!

MR disse...

A anterior fui eu.

João Soares disse...

Eu estava petrificado em casa com a minha irmã e a minha avó Suzette, que via desaparecer a prova física de tantas das suas memórias.

LUIS BARATA disse...

Lembro-me, e de que maneira, desse dia. Fiquei quase em estado de choque,e os meus pais que estavam comigo no Algarve também.

Miss Tolstoi disse...

Estava em Lisboa a trabalhar, com o rádio ligado. Que dia horrível!
Escolha acertada!
A seguir ao 25 de Abril, talvez escolhesse este acontecimento. Ou Timor.