Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Curiosidades no Victoria and Albert Museum!

Ainda no Victoria and Albert Museum...
Em todas as visitas que se fazem há tempo para o lazer, para tirar partido das coisas curiosas e absurdas e tempo para aprender!

Aqui ficam as coisas de lazer e absurdas ou no mínimo peculiares.

O anúncio "Enjoy our garden" é fabuloso. Encontramo-lo no jardim do museu onde se pode desfrutar de um café, um chá, um gelado ou uma refeição! O anúncio indica, entre outras regras, que não se deve sentar na água ou nadar, que se pode chapinhar mas não se pode despir a roupa. Muitas pessoas gozavam uma bela tarde no jardim a ler, a conversar e simplesmente a olhar o pequeno lago. Diria que este é um museu com uma vida para além da arte!


Uma instalação giríssima de instrumentos musicais!
x
No hall da entrada uma maluquice em vidro que parecia de Murano.

Cópia da Coluna de Trajano, em gesso. A coluna é uma das cópias mais impressionantes nesta sala cheia de cópias. A sala das cópias nasceu de um projecto: "International Convention of promoting universally Reproductions of Works of Art" levado a cabo por Henri Cole, primeiro director do Museu, que viu neste projecto um benefício educativo e conseguiu convencer 15 príncipes europeus, entre eles Albert Edward, Príncipe de Gales e o Princípe Jérôme Bonaparte de França, irmão mais novo de Napoleão a seguir a sua ideia. Podem ver-se cópias impressionantes pela grandeza e trabalho que deram.
x

11 comentários:

Xavier disse...

Você ainda está cá? Posso explicar a você o que é aquilo a que chama maluquice. É designer e do bom.
Manda um e-mail pra mim: digxavier@gmail.com. Eu mostro Londres a você.

Miss Tolstoi disse...

Por acaso também achei a "maluquice" giríssima. Já agora, Xavier, quem é o/a autor/a?

Xavier disse...

Respondendo pergunta anterior: Dale Chihuly.
Escultor estadounidense que só faz esculturas em vidro suprado. Esta é do ano 2000 e tem 30 pés (cerca de 9 metros). É um dos seus melhores trabalhos e por isso foi escolhido para a entrada do museu.

ana disse...

Xavier,
Já não estou em Londres.
Obrigada pela informação sobre o escultor porque já estava tão cansada de andar pelo Museu que não encontrei o nome do escultor. Adorei a escultura a que chamei maluquice.

Acerca deste Museu que gostei apenas faço duas críticas:

Positiva: a excelente colecção de obras de arte, jóias e objectos que alberga. Gostei também de três salas interactivas e educativas.

Negativa: Demasiado espólio exposto, por vezes parece um repositório de um tesouro!

Xavier disse...

Que dó. Envia na mesma um e-mail, pra mim. Quem sabe você volta e eu posso mostrar um pouquinho mais de Londres.
Respondendo: mas é isso que faz a sua riqueza. O maior Museu do Mundo. Não é para ver num dia! É para ver ao longo de anos. Num dia só deve mesmo ver três ou quatro peças e pensar sobre elas. Diga quais foram as peças que escolheu. Eu depois digo quais são as minhas cinco peças.

Filipe Vieira Nicolau disse...

E com a abertura da nova ala em Dezembro deste ano, dedicada à pintura medieval e renascentista, ficará o V&A ainda mais enriquecido. Quanto à avaliação da Ana, concordo.

Xavier disse...

Será que você quereria dizer que o arcevo dava para construir 100 museus temáticos e todos grandes. Pois, o Victoria and Albert Museum é como o Harrods. Você tem de encontrar lá tudo de tudo... arrumadinho por sectores. É evidente que o Harrods ou o El corte inglês não se visita todo.

ana disse...

Xavier,
Estive no Harrods e só gostei do sector da alimentação. Do resto pode ver-se nas boas casas dos costureiros e em lojas separadas.
Achei o Harrods o Paraíso do mau gosto. E porquê?
Porque Mohamed Al Fayed se colocou a si próprio numa esfinge, o que achei de mau gosto.
O monumento a Lady Diana e a Dodi também achei de mau gosto.
Desculpe Xavier esta minha crítica negativa.
Adorei o sector da alimentação por causa dos azulejos Arte Nova e pelo bom gosto da exposição dos produtos. Comprei lá um queijo que adoro e recomendo: "Blue Stilton Cheese". Não vi o Harrods todo mas o Museu vi e tem razão deve ser visto por partes e escolhendo umas peças.
Colocarei um dia destes o Harrods que gostei e as 5 peças favoritas do Museu V&A.
Obrigada pelos seus comentários e vamos ver se alguma das minhas peças é também uma das suas favoritas!

Xavier disse...

Mas eu detesto o Harrods. Deve estar a tentar fazer brincadeira comigo. Eu estou a rir, mas não de mim.
O Harrods não é a bodega. Quer vir conhecer Londres!

ana disse...

Xavier,
Não percebi mas ainda bem que o fiz rir!
Adorava ir a Londres outra vez mas agora não posso!
Também não sabe ainda de tudo que gostei... aguarde!(Agora estou a brincar).

Miss Tolstoi disse...

Obrigada, Xavier!
Já espreitei o site http://www.chihuly.com/ e tem vidros maravilhosos.
Já agora, a "maluquice" tem título?