Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A sombra da águia, de Arturo Pérez-Reverte

Porto: Porto Ed., 2009
€ 14,00


Sai hoje, na Porto Editora, o novo romance de Pérez-Reverte, A sombra da águia, publicado em 1993 no El Pais sob a forma de folhetim. Este livro «é, na sua aparente simplicidade, uma das obras que melhor espelham o virtuosismo literário do seu autor, o seu sentido de humor e a sua fidelidade aos grandes temas do ser humano, como a guerra, o heroísmo anónimo e a noção de Pátria.
«A história é baseada num acontecimento real: em 1812, durante a Campanha da Rússia, num combate adverso para as tropas napoleónicas, um batalhão de antigos prisioneiros espanhóis, alistados à força no exército francês, tenta desertar, passando-se para os russos. Interpretando erroneamente o movimento, o imperador encara-o como um acto de heroísmo e envia em seu auxílio uma carga de cavalaria que terá consequências imprevisíveis.
«Ao mesmo tempo divertido e trágico, A sombra da águia revela-nos uma visão mordaz e descarnada da guerra e da condição humana. Uma pequena pérola com a assinatura do mais importante escritor espanhol da actualidade».» (Diário Digital, 7 Ago. 2009)

Pérez-Reverte passa da Asa, entretanto comprada pela Leya, para a Porto Editora, onde se encontra Manuel Alberto Valente, antigo editor da Asa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado

Anónimo disse...

Mais um para o monte. Monte? Montanha! Evereste!

Anónimo disse...

É sempre maior....