Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mapa da literatura

Encontrei por acaso um site curioso: faz um mapa de "que outros autores é que os leitores de um determinado autor lêem? Quanto mais próximos dois escritores estiverem, mais provável é que alguém goste de ambos". O site é http://www.literature-map.com/ (apesar de baseado em algoritmos que desconheço, fiquei com curiosidade em conhecer Graham Swift).

4 comentários:

Anónimo disse...

Fiz a experiência com Saramago e junto a ele estava Pessoa, mas um pouco mais além havia um José Saramago com Machado de Assis colado. A seguir coloquei Philip Roth e o mais próximo deste é John Updike e a seguir Sandor Marai. Os escritores foram escolhidos um pouco ao acaso. Bem, prefiro Machado de Assis a Saramago; e gosto tanto (e bastante) de Philip Roth como de John Updike.
Gostei da experiência.
M.

João Soares disse...

Também descobri uns erros - um Saramagu para acrescentar a Saramago e José Saramago, um Marai para acrescentar a Sandor Marai; parece-me um bom início nesta aventura de inteligência artificial.

Miss Tolstoi disse...

Engraçado. Pus Tolstoi e o mais próximo é Pushkin de que, claro, também gosto. E uma infinidade de outros. Depois pus Yourcenar e tive de acrescentar Marguerite, pois só pelo apelido não reconhecia... Aparecia próximo Michel Tournier e outros e um pouco mais longe Eric-Emmanuel Schmitt (de que gosto bastante) e Vergílio Ferreira (que adoro).
Achei engraçado consultar este site. Obrigada!

ana disse...

Obrigada é interessante. Vou experimentar!