Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

No Dia Mundial da Fotografia

- São 8h48, hora de Nova Iorque. O primeiro avião já atingiu uma das torres do World Trade Center. O segundo está a caminho.

Muitas fotografias podiam ter sido escolhidas para representar este dia 11 de Setembro de 2001. Optei por esta, imediatamente perceptível mas sem a carga dramática de tantas outras.E porquê este dia? Porque tal como o assassinato de Kennedy ou a alunagem ficaram na memória colectiva de uma geração, também o 11/9 assim nos marcou - todos nos lembramos onde estavamos naquele dia fatídico.

8 comentários:

MR disse...

Boa escolha!
É verdade também me lembro onde estava e do que fazia nesse dia.

ana disse...

Concordo com MR, boa escolha! Parabéns.
Nesse dia andava de barco na Barragem do rio Zêzere, no Lago Azul, em Ferreira do Zêzere e telefonaram-me a contar o acontecimento!

João Soares disse...

Excelente escolha. Para seguir o teu mote, eu estava no escritório de Madrid da minha antiga firma, regressado de um almoço rápido, e o "My Yahoo!" indicava na "lead photo" que um avião tinha chocado contra uma das torres. Pensei numa avioneta, mas fiquei intrigado e comentei com o meu colega, um recém-chegado à firma. Poucos minutos depois, a Internet colapsava, passámos para ver as notícias na televisão e os telefones deixavam de funcionar para Manhattan. A secretária do então responsável do escritório era uma americana com família em NYC, e lembro-me de ficar com ela enquanto ela tentava saber da família. Curiosamente, para a maior parte dos meus colegas que estavam no escritório, o evento não era parecia ser suficiente para os colar aos televisores. Nessa noite, voei de Madrid para Lisboa. O nível de tensão num aeroporto de Barajas perfeitamente silencioso e num avião semi-ocupado era tal que quando um passageiro de origem árabe, com barba, se levantou a meio do vôo, todos os outros passageiros se crisparam; minutos depois perante um movimento mais brusco de um outro passageiro, uma hospedeira assustou-se e deixou cair um tabuleiro de jantar (nessa altura ainda se serviam refeições na maior parte das companhias aéreas). Sim, lembro-me muito bem do que evoca esta fotografia.

Xavier disse...

Fotografia... Ou é antes um diaporama (tirado de um video). Mas um video é, em última análise, um conjunto de fotografias em movimento. Mas hoje não é o seu dia. Mas o tema foi bem escolhido...
Como fotografia, eu colocava antes a do bombeiro esgotado e em desespero, tirada no mesmo dia...

Jad disse...

Sei onde estava. Em frente ao televisor a ver em directo o segundo embate e não acreditando. Telefonava a vários amigos e deixava-os em frente do televisor. Cheguei uma hora atrasado à Casa dos Bicos, onde tinha uma reunião marcada pelas 15 horas.

Anónimo disse...

Pois eu estava ao lado do meu amigo Luís Barata, precisamente. Almoçavamos perto do Marquês, no Porto, num desses restaurantes com televisão quando nos apercebemos que ninguém tirava os olhos do aparelho. Durante a tarde, não se falou noutra coisa e lembro-me que acabei por ir sozinho à inauguração da exposição da Colecção de faiança António Espírito Santo, ao fim da tarde e eram pouquíssimos os convidados que apareceram.
Uma história que temos em comum, Luís. Um abraço, JPS

LUIS BARATA disse...

É verdade Jorge, fomos "compagnons de route" nesse dia. E os telemóveis a tocarem, incessantemente, com os amigos e os familiares a debaterem connosco o que estava a acontecer.

MR disse...

Eu estava a preparar um espectáculo que teve lugar no dia 13 de Setembro, mesmo assim com algum público. No dias 12 e 13 tememos que a sala ficasse às moscas.
Lembro-me de ter entrado alguém na sala a dizer que Nova Iorque estava a arder.
E ao fim da tarde, encontrei um amigo, muito apressado: ia para casa ver as notícias.
Só tive plena consciência do que tinha acontecido quando vi as imagens na tv.