Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 29 de setembro de 2009

À procura de uma Sant' Ana!

Em Tomar encontrei uma imagem que já há muito procurava: a representação das Santas Mães, na Igreja de Santa Maria do Olival. Igreja reconstruída em estilo gótico na segunda metade do século XIII, sobre um edifício que remonta ao século VII. A obra é de um mestre anónimo, possivelmente, formado nos estaleiros de Alcobaça.

Imagem quinhentista das "Santas Mães", também chamada "Sant'Ana Tríplice"


Imagem popular que representa Sant'Ana com Nossa Senhora Menina ao colo e esta, com o Menino Jesus.

5 comentários:

ana disse...

Jad,
Já conhecia?
Conhece alguma congénere?
Ana

Jad disse...

Este ano de 2009 já fui pelo menos três vezes à Igreja de Santa Maria dos Olivais.
Julgo que estava uma exposta em Viseu, mas já não me lembro bem, dado que após Viseu fui a Lorvão...

Jad disse...

E também vi no Palácio da Vila de Sintra (embora tenha ficado na dúvida se não seria antes o fim da Visitação)!
E no Porto numa exposição na Misericórdia (Rua das Flores ?), perto do mercado, estava uma que não sei de onde veio.

Anónimo disse...

Obrigada, Jad.
Tenho que dar um salto a Lorvão. É um sítio muito bonito mas assustador.
Não sabia que iria encontrar mais três "Santas Mães" assim tão facilmente.
Não consegui saber quem foi o executante da obra em Santa Maria do Olival. É uma igreja muito bonita.
Ana

Jad disse...

Sei que Lorvão tem uma Santa Ana de certeza. Está na parte do cadeiral, para lá da grade. Mas a minha memória (que está um farrapo) não se lembra se eram as Santas Mães.