Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Quando os painéis não eram 6 mas apenas 4.

Não é novidade para a maioria, mas poucos viram as fotos anteriores ao restauro. Aqui fica a primeira documentação fotográfica sobre os "painéis de S. Vicente de Fora - assim chamados por terem sido encontrados no mosteiro com esse nome" (A. H. de Olivieira Marques, Nova História de Portugal, vol. IV, Lisboa, 1987, Presença, p. 451).
Qualquer dia fazemos um jantar debate só sobre os painéis: Vamos fazer inscrições?


6 comentários:

LUIS BARATA disse...

Comigo não contem, a bem da minha, já periclitante, sanidade mental.

LUIS BARATA disse...

É que houve uma altura da minha vida que até sonhava com eles! Agora já só limpo o pó aos volumes sobre os ditos que enchem uma prateleira de uma estante cá de casa. E até evito olhar para as capas para afastar a perigosa tentação de voltar a entrar nesse "tenebroso" tema.

JP disse...

Oh! Eu ia já perguntar se os "correspondentes" se podiam inscrever... Tens medo da recaída, Luís? :)

JP disse...

JAD, obrigado pelas fotos! O regresso À "fonte" é fundamental, sob pena de se erigirem castelos sobre pinceladas de tinta do século XX e não do XV.

Anónimo disse...

Belo post. Adorei as fotografias. Infelizmente não tenho à mão o volume IV da Nova História de Portugal. Mas vou tratar disso.
Ana

Anónimo disse...

Não sabia que os painéis laterais se encontravam pegados quando foram descobertos.