Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cenas Portuguesas - 15

Anteontem, indo eu a caminho da Cinemateca, deparei-me com uma venda de réplicas, sob a forma de pins sobretudo, dos mais variados emblemas: desde o símbolo do anarquismo aos crachás da DGS portuguesa. É um negócio de família, explicou-me quem estava a vender, feito quase artesanalmente por pai e filho. Como me interesso por este tipo de coisas, especialmente no que respeita a militaria da Segunda Guerra Mundial, acabei por conversar ainda um pouco sobre o assunto. Aconteceu então isto que simultaneamente me deliciou e preocupou: a dada altura, o vendedor olhou para mim com ar sério e disse: " Já vi que percebe disto e parece ser uma pessoa de confiança, pelo que quero mostrar-lhe umas coisinhas. " Abriu então um saco e dele retirou um álbum azul que discretamente me foi mostrando: algumas páginas de emblemas nazis, do partido às SS, passando por condecorações da Wehrmacht!. Mostrado o álbum, acrescentou: " Se tiver amigos que estejam interessados passe palavra".
Agradeci, comprei um pin que nada tinha a ver com este "álbum secreto" ( tenho testemunhas! ) e segui o meu caminho, pensando com os meus botões: " Terei cara de simpatizante do III Reich? " .

3 comentários:

ana disse...

Incrível como parece que ainda há simpatizantes. Julgava que era uma minoria... mas não pensei que andassem escondidos.
Não tem cara de III Reich!(sorrir)
:)

Anónimo disse...

Testemunhas idóneas! :)
O vendedor deve precisar de ir ao oftalmologista.
M.

Miss Tolstoi disse...

Imagino a sua cara (um modo de dizer porque só o vi de raspão) com um "elogio" desses.