Prosimetron

Prosimetron

domingo, 25 de outubro de 2009

Ainda Saramago e o seu CAIM - 2

Como acontece provavelmente com outros prosimetronistas, recebo regularmente correio electrónico proveniente da Fnac onde nos é dado conhecimento das novidades da casa. Foi o que aconteceu ontem. A conhecida rede livreira não perdeu tempo e organizou a caixa Saramago que contém os 2 livros mais polémicos do nosso Nobel: O Evangelho segundo Jesus Cristo e o recente Caim. Um excelente presente para aborrecer amigos mais devotos ou ver um sorriso de agradecimento nos rostos dos amigos ateus fãs de Saramago.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do "Evangelho Segundo Jesus Cristo" mas Caim não sei se vou ler...
Ana

Anónimo disse...

Comentando a última parte do post: Nem uma coisa, nem outra. Repetindo o que escrevi noutro comentário:
Primeiro é preciso ler o livro. Depois comentar. Um prosimetronista JMS disse que primeiro era necessário ler (julgo que foi num livro acerca de Salazar) e depois dizer de nossa justiça. Com Saramago e o seu Caim passa-se exactamente o mesmo. Estou a ler. Não sou um ateu estúpido, não sou admirador de Saramago (só consegui ler um livro seu até ao fim), mas estou a ler o livro para depois poder comentar. Não sou Agnóstico; sou um Gnóstico.
J.

LUIS BARATA disse...

Confesso que não percebi o segundo comentário. O que é que a leitura de uma obra tem a ver com o efeito que oferecer a mesma produz?
De qualquer modo, pensei que era claro o tom jocoso da parte final do meu post mas afinal parece que não.

Anónimo disse...

Luís, a tua observação final revela intolerância, algo que os catolicos muito professam, significa que não leram a Biblia? Ou esqueceram-se do Novo Testamento?

Louro

LUIS BARATA disse...

Realmente talvez ande a ser pouco tolerante com José Saramago, mas ainda assim parece-me que a minha intolerância empalidece ao pé da dele.