Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 27 de outubro de 2009

1990 : Jacques Demy

Ontem fui ver L' univers de Jacques Demy à Cinemateca Portuguesa. É um filme-tributo sobre o precocemente desaparecido realizador francês, da autoria da sua viúva e também cineasta Agnès Varda, cuja obra está a ser objecto de uma retrospectiva. O filme fala do universo fílmico de Demy mas também da vida deste, até porque há cruzamentos entre ambos desde logo pela presença da sua Nantes natal nos filmes que fez. Na sala pequena da CP, cheia de cinéfilos, foi visível a emoção partilhada perante tão bela e sóbria homenagem da sua companheira de vida e ofício. Hoje de manhã, ao consultar listas de efemérides para assinalar aqui no blogue como habitualmente faço, deparei-me com uma que não estava mesmo à espera: a morte de Jacques Demy a 27 de Outubro de 1990.
Não sei se a programação da Cinemateca teve a data em conta ao programar para ontem o filme de Varda ,mas se não o fez ainda assim foi uma bela homenagem.
Aqui fica um excerto de um dos filmes de Demy que ontem fiquei com vontade de rever : Peau d' Âne . Nesta cena, a fada ( Delphine Seyrig ) aconselha a princesa ( Catherine Deneuve ) .


6 comentários:

Jad disse...

Foi um Serão muito, muito, agradável.

Anónimo disse...

Adorei!
M.

Anónimo disse...

Fiquei com vontade de rever alguns filmes de Demy, que não vejo há muitos anos, e ver outros, como esta Princesa Pele-de-Brurro, que nunca vi. E já repararam na Delphine Seyrig?
M.

Miss Tolstoi disse...

Também lá estive e vi uma pessoa a chegar muito apressada.
A Princesa com o seu fato feito de tela, para poder mudar de cor consoante a cor dos holofotes que lhe incidiam.
Alguém já viu este filme e o "Jacquot de Nantes" em DVD?

LUIS BARATA disse...

Bem me parecia que era a Miss Tolstoi que estava a olhar fixamente para o Jad quando ele entrou a correr na sala!

E quem é que deu conta do grande anacronismo que está presente nesta cena do filme?

Jad disse...

E logo eu (que costumo estar atento) só procurava os amigos (que sabia onde se situavam) e não olhei em volta! Perdi uma oportunidade.