Prosimetron

Prosimetron

domingo, 7 de dezembro de 2008

António Alçada Baptista - 1927-2008


Morreu esta tarde, com 81 anos, António Alçada Baptista. Nascido na Covilhã em 29 de Janeiro de 1927, licenciou-se em Direito. Foi director da Moraes Editores, com João Bénard da Costa, Alberto Vaz da Silva e Pedro Támen, uma referência editorial pela qualidade dos livros e autores,em várias árias do conhecimento e da ficção, com destaque para o humanismo cristão e a poesia, numa perspectiva democrática. Alçada Baptista foi fundador da revista "O Tempo e o Modo" e ,depois de 1974, director do "Instituto do Livro", tendo presidido à Comissão Organizadora do Dia de Portugal.

De entre as suas obras destacam-se as obras de reflexão pessoal "Peregrinação Interior, de memórias "A Pesca à Linha", e os romances "Os nós e os laços", "Tia Suzana, meu amor","O Riso de Deus" e "A Cor dos Dias", publicado em 2003.


"Acho que a grande criatividade é aquela que soubermos pôr nos nossos actos: fazer da nossa vida uma obra de arte: pôr na nossa vida a nossa individualidade mais identificada e com um verdadeiro sentido estético na relação com os outros e com o mundo, é a nossa grande criação.

(O Riso de Deus)

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Li muitas crónicas dele. Os livros nem por isso, embora tenha gostado do que li.

Anónimo disse...

Li crónicas e livros. Gostava muito dele.
Tento seguir o que ele diz no "Riso de Deus" mas não sei se consigo! A medida que avanço no tempo parece que se torna dificil
A.R.