Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Lá fora - 15 : Maria Stuart

- Marie Stuart, retrato de Henry Surrer, Versailles.

Esta exposição no castelo de Écouen relembra os "anos franceses" de Maria Stuart, que chega a França em 1548, com 5 anos de idade, enviada por sua mãe, Marie de Guise, francesa de nascimento e rainha-viúva da Escócia. Marie de Guise envia a sua filha, herdeira do reino escocês, para França sobretudo para frustrar os planos de Henrique VIII de Inglaterra que sonha casar a jovem princesa escocesa com o seu filho Eduardo ( futuro Eduardo VI ) e assim unir as duas coroas.Maria Stuart é educada na refinada corte dos Valois, entre os castelos do Loire, sob a atenção das duas mulheres mais importantes do reino: Catarina de Médicis, a rainha legítima, e Diana de Poitiers, que reina no coração de Henrique II de França. Maria, que fala italiano, espanhol e grego, para além das suas línguas natais, e é uma notável amazona, casa em 1558 com Francisco, Delfim de França. Ela tem 15 anos, ele 14.
Um ano depois, com a morte inesperada de Henrique II num torneio, Maria Stuart é rainha de França. Reinado que durou apenas um ano e meio, pois que em 1560 o jovem Francisco II de França morre das sequelas de uma otite.
Em 1561, Maria Stuart embarca em Calais com destino à sua Escócia, onde vai reinar durante seis atribulados anos até abdicar a favor do seu filho Jaime VI da Escócia. Seguem-se os tristes e sombrios 18 anos de prisão em Inglaterra às mãos da sua prima e rival Isabel I de Inglaterra e a morte trágica que todos conhecemos.
A exposição agora patente em Écouen reúne 13o objectos e documentos relativos à vivência francesa de Maria Stuart, entre quadros ( designadamente o de François Clouet, emprestado por Isabel II de Inglaterra ), jóias e o contrato de casamento com Francisco II, emprestado pelos Archives nationales de France.
- Marie Stuart, le destin français d' une reine d' Écosse, Musée national de la Renaissance, château d' Écouen. Até 2 de Fevereiro de 2009.

2 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Deve ser bem interessante, apesar da personagem histórica ser pouco simpática.

Unknown disse...

entao eh pq tu conhece mt pouco ela