Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Do you remember?

Durante as inúmeras reportagens, transmissões em directo e outras peças televisivas por ocasião da investidura de Barack Obama como 44º Presidente dos Estados Unidos da América, foram também múltiplas as referências a cantores afro-americanos que, ao longo dos últimos 50 anos, simbolizaram a importância do Civil Rights Movement na história norte-americana.
Na manhã do dia 20 de Janeiro, a BBC transmitia uma breve síntese das estações mais decisivas da vida de Obama, “decorada” pela comovente canção “A Change Is Gonna Come “, cantada por Sam Cooke.

Sam Cooke
que nasceu a 22 de Janeiro de 1931 alcançou vários êxitos entre 1957 e 1964, entre eles sucessos inesquecíveis como You send me, Only Sixteen, Twistin’ the night away ou Wonderful World (esta última canção viveu um “revival” saudoso em meados dos anos 80 graças a um spot publicitário da Levi’s 501). Cooke, versátil no seu repertório de música pop, gospel e soul, empenhou-se activamente no Civil Rights Movement. Morreu a 11 de Dezembro de 1964 em circunstâncias misteriosas num motel de Los Angeles.

Em homenagem a Cooke, segue o belíssimo Wonderful World.

<

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto imenso de Sam Cooke.
M.

Anónimo disse...

E desta canção.
M.