Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de janeiro de 2009

Prémio Händel para Jordi Savall

O violoncelista espanhol Jordi Savall foi galardoado com o Prémio Georg Friedrich Händel, de Halle - a cidade do leste da Alemanha onde o compositor nasceu - em reconhecimento do seu «extraordinário trabalho» como intérprete.
Savall receberá o galardão como intérprete de Händel (1685-1759) e por difundir nos palcos internacionais a obra «do filho predilecto de Halle», informou hoje a presidente da câmara municipal, Dagmar Szabados.
A distinção ser-lhe-á entregue durante o Festival Händel a realizar em Junho em honra do compositor, de cuja morte se assinala este ano o 250.º aniversário.
O festival é patrocinado conjuntamente pela rainha Isabel II de Inglaterra - Händel viveu a maior parte da sua vida neste país e naturalizou-se inglês - e pelo presidente alemão, Horst Köhler.
Savall é um dos convidados do festival, que abre a 4 de Junho e encerra a 14 do mesmo mês.
Em Fevereiro, a cidade de Halle será também cenário de uma série de concertos comemorativos coincidindo com o aniversário do nascimento de Händel, 23 de Fevereiro.

Diário Digital


Jordi Savall, Gallarda Napolitana, António Valente (1520 -1580)

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo, adoro Häendel. Savall é virtuoso merece este prémio.
A.R.

Miss Tolstoi disse...

Também acho que é um prémio merecido.
Qualquer dia aí estará a tocar Händel.
Este ano a Festa da Música é dedicada a Hëndel e a Mendelssohn. Vai ser em grande... Dois dos compositores meus preferidos.

LUIS BARATA disse...

E tem sido um trabalho notável. Tenho muitos discos dele e do agrupamento que dirige.