Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

De Pedro Paixão - 1

Homens

O corpo é um bicho estranho cheio de manias. O espírito com espanto assiste. Se assim não fosse morreríamos de tédio e agonia. Há coisas que precisam de ser feitas. Embora poucas, estão muito vivas. Não temos obrigação de gostar do que nos faz bem ou mal. A vida é imperfeita, mas a natureza não tem história. Se não fossemos nós não fazia diferença, mas assim. Olhamos em volta e o que vemos não deixa de ser o mesmo. Por isso crescemos de várias maneiras e das mais surpreendentes. Damo-nos cabo da cabeça. Esforçamos o corpo para além do que seria saudável, com todo o direito. De vez em quando precisamos de nos zangar com o melhor amigo. Vamos acumulando amores na memória que dói. Só nos arrependemos se já não vale a pena. Somos assim, os homens.

- Pedro Paixão, in Vida de Adulto, DO MAL O MENOS ( oito livros reunidos ) , Cotovia, 2000.

3 comentários:

Anónimo disse...

Há que tempos que não leio nada do Pedro Paixão. Li os primeiros livros: gostei imenso do primeiro, gostei do segundo, menos do terceiro,... Parecia uma receita. Já não li mais.
M.

LUIS BARATA disse...

Exactamente o que penso. O mais recente já nem comprei. Mas há muita coisa boa que penso trazer aqui, especialmente os "pequenos formatos".

Anónimo disse...

Também li os primeiros livros e gostei, depois deixei de o ler.
Porém, este pedaço de prosa é bonito. E em pequenas quantidades é bom para reflectir.
Achei graça à ideia de uma "receita".
A.R.