Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Depressão!

O economista austríaco Gustav Stolper (1888 – 1947) foi uma das figuras marcantes e notáveis dos debates macroeconómicos alemães dos anos 20 do século passado. Amigo de Joseph Schumpeter, emigrou para os Estados Unidos após a ascensão do regime de Hitler ao poder em 1933. Em Washington, destacou-se como conselheiro do governo em assuntos ecónomicos.

Em 1926, fundou a revista “Der deutsche Volkswirt” (trad. O macroeconomista alemão), antecessor da “Wirtschaftswoche”, o principal semanário económico-financeiro hoje em dia na Alemanha. Em 1929, poucos meses antes do terrível Black Friday de Outubro de 1929, Stolper descrevia a situação económica alemã da seguinte maneira:

A tendência dos últimos meses teria sido diferente, não fosse a escassez de liquidez paralisar a circulação comercial em todos os cantos. Sua expressão manifesta-se sobretudo na grave queda da bolsa. ...
Mas como se tenciona sustentar uma economia da dimensão da economia alemã, se o Reich e as autarquias deixaram de poder contrair empréstimos e se tornaram incapazes de reduzir suas dívidas imensas? Como se tenciona impedir que a depressão caminhe para a maior crise, se não surge a vontade de querer cortar o mal pela raíz, de proporcionar à vida política e económica da Alemanha o ambiente propício em que terá mais ar para respirar?

Estamos longe de poder dirigir a crítica apenas contra o governo, ainda que o princípio democrático o onere exclusivamente com a derradeira responsabilidade. A crítica dirige-se contra o líderes da economia do mesmo modo. É fácil criticar e descarregar toda a culpa em outros responsáveis. A indústria, a banca e os sindicatos dispõem ainda de um tempo para reflexão. Mas não de muito! Pois toda e qualquer defesa do Estado actual não salvará um sistema que caminha para o abismo, se a política e a economia se mantiverem sem liderança por mais tempo.

Comparações com o estado actual da economia global não faltam...


Fonte: Wirtschaftswoche, edição de 12 de Janeiro de 2009
Fotos: Berlim 1929; jovem secretária à procura de emprego; Gustav Stolper (1888 - 1947)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem razão quanto à comparação. A História repete-se matemáticamente numa espiral, os contextos são semelhantes os acontecimentos é que são diferentes.
A.R.