Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Frank Lloyd Wright: A Casa da Cascata!

A minha escolha insidiu no arquitecto Frank Lloyd Wright e na Casa da Cascata por causa da sintonia perfeita entre a arquitectura e o meio ambiente.

Frank Lloyd Wright nasceu em Richland Center, a 8 de Junho de 1867 e faleceu em Phoenix, a 9 de Abril de 1959. Filho de uma família modesta: o pai era professor de música e pastor religioso e a mãe era professora. Influenciado pelas raízes galesas desde cedo leu Shakespeare, Shelley e Blake. Adorava música especialmente Bach devido à influência do pai.

A Casa da Cascata construída entre 1935 e 1939 é a obra mais impressionante do Wright. A casa destinava-se ao empresário Edgar Kaufmann e foi construída em Mill Run, na Pensilvânea. Frank desenhou a casa em perfeita sintonia com a natureza. Ela nasce a partir da cascata e enquadra-se perfeitamente na natureza como sendo um organismo vivo. Wright insere-se na corrente do funcionalismo orgânico do princípio do século

Onde foi construída a casa da Cascata
Alicerces: a vitória do arquitecto


Frank disse acerca desta casa: “A Fallingwater é uma grande bênção (…) Penso que nada até agora igualou a coordenação, a agradável expressão do princípio do repouso onde a floresta, o riacho e a rocha e todos os elementos da estrutura são combinados de forma tão tranquila que não ouvimos rigorosamente nenhum ruído apesar da música do riacho lá estar.”
A Casa da Cascata poderia ser chamada de casa das quatro estações


KAUFMANN JR, Edgar e Girouard, Mark (introdução) -Fallingwater -A Frank Lloyd Wright Country House. (discípulo de Wright e filho do proprietário da casa)
PFEIFFERAbbeville Press. New York 1986. , Bruce Brooks e Larkin, David -Frank Lloyd Wright. Editora Gustavo Gilli. Barcelona 1998

3 comentários:

Anónimo disse...

A Casa da Cascata deve ser fantástica, pelo que tenho visto em livros.
Há muitas ligações entre a arquitectura e a música.
M.

ana disse...

M.
Adoro esta casa e escrevi pouco sobre ela porque tenho que me limitar a um curto espaço para não ser enfadonha.
Nem sequer referi a ligação de Wright à Escola de Chicago e muito mais fica por dizer... Tenho algumas imagens fantásticas mas só usei estas. Realmente ela tem musicalidade a começar pela cascata que bem podia ser uma fuga de Bach!

Anónimo disse...

Para R disse
Você fala que imagens fantásticas das obras de Frank, estou preparando um seminário para a faculdade, faço arquitetura, e escolhi o Frank para este seminário. Você poderia me enviar algumas destas imagens? Ficarei grata.

MM