Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval no Prosimetron 5 - Mardi Gras

Noutras paragens e noutras culturas, o Carnaval é conhecido como "Mardi Gras" (expressão francesa que significa terça-feira gorda); curiosamente, é a expressão adoptada nos países anglo-saxónicos. As minhas viagens já me permitiram ver duas destas festividades carnavalescas sob uma égide anglo-saxónica.
Em Nova Orleães, no estado da Louisiana (EUA), a tradição foi trazida pelos colonos franceses, fazendo parte integral dos festejos da cidade desde 1748. Hoje a festividade é sinónimo da cidade para os norte-americanos, com cerca de meio milhão de visitantes por ano.

Máscara e contas com as cores do "Mardi Gras" de New Orleans

O French Quarter em New Orleans



Em Sydney (Austrália), o "Mardi Gras" foi celebrado pela primeira vez em 1978, sendo o seu nome completo "Sydney Gay & Lesbian Mardi Gras", configurando simultaneamente uma parada de "gay pride". Cerca de um milhão de pessoas assiste à parada, considerada pela revista Condé Nast uma das melhores dez paradas de máscaras do mundo.


Parada de "Mardi Gras" em Sydney


Festa de "Mardi Gras" pós-parada em Sydney

Naturalmente, ambos os eventos servem de plataforma política, tendo New Orleans sido palco de críticas à actuação governamental pós-Katrina, e Sydney um manifesto a favor dos direitos das minorias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Interessante. O carnaval sempre foi palco para sátiras políticas em Portugal e no Brasil!
Arranjou uma máscara bonita.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Uma das coisas que tenho pena é não ter conhecido New Orleans pré-Katrina. Apesar da propalada recuperação, não sei se me apetece lá ir. O que aconteceu é seguramente uma das nódoas internas da Administração Bush Filho, embora as falhas tenham sido tanto a nível local como estadual em primeira linha.