Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Crónicas Sul-Americanas : 1 - Santiago do Chile

- Bandeira da República do Chile.
- Bandeira da cidade de Santiago, capital do Chile.

- Vista de Santiago do Chile, mas não de minha autoria.

Em guisa de intróito, e antes de passar às impressões de viagem propriamente ditas, achei por bem relatar esta peripécia ocorrida comigo ainda no Aeroporto da Portela: Já na fila do check-in fui surpreendido por uma terrível constatação- tinha-me esquecido em casa do indispensável passaporte! Podem imaginar a aflição, ir até casa, desligar alarme e fechaduras, procurar o dito e voltar novamente para o aeroporto, tudo isto agravado por um entorse que tinha sofrido dois dias antes.
Mas lá apresentei o passaporte e fiquei pronto para começar a viagem. E foi então, a propósito do sucedido, que a minha amiga e companheira de viagem Helena P.Costa teve esta frase que me motivou a escrever este relato: " E se o aeroporto fosse em Alcochete ? ".
Assim, dei por mim a bendizer o facto de morar relativamente perto do nosso aeroporto nacional e a pensar que não tenho grande pressa que o aeroporto seja deslocalizado...
Bem sei dos inconvenientes de ter um aeroporto no centro de uma cidade, mas acreditem que há vantagens.
Depois de uma longa viagem, Lisboa-Madrid e Madrid-Santiago do Chile, começou o périplo chileno pela capital - Santiago. Fomos recebidos com uma temperatura de 30º C que tirou quaisquer dúvidas de que estávamos no Verão, e no Verão sul-americano.
Lembro-me de uma cidade limpa, muito limpa mesmo, apesar de nela viver muita gente, muito mais do que em Lisboa..., e povoada de arranha-céus como se vê na foto supra, estando em construção duas torres, uma com 60 e outra com 70 pisos.
Estava à espera de um centro histórico, com resquícios dos tempos coloniais, mas o que há é muito pouco comparado com outras cidades com passados semelhantes.
Outra surpresa foram os chilenos: estava à espera de ver mais traços índios nas feições dos transeuntes, como ocorre em outras cidades sul-americanas, mas a verdade é que apenas 13% da população chilena descende das três grandes tribos indígenas ( Mapuches, Aymaras e Rapa Nui- estes os habitantes da Ilha da Páscoa ou Rapa Nui ) , ao passo que 57% descende de espanhóis e 30% de outros países europeus.
Por outro lado, confirmou-se o que pensava : muita iconografia dos pais fundadores do país, como é habitual em países jovens e haveríamos de ver noutras paragens da viagem.

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem-vindo, Luís Barata, e que começo atribulado!
Interessante esta sua primeira impressão da viagem, espero pelas próximas narrativas. Qual foi o local e o país que mais o encantou?
A.R.

Anónimo disse...

Muito bem, muito bem, aguarda-se crónica completa! Para começo de ilustração não está mal, se bem que aquela coroa dourada sobre o amarelo, enfim!
Indígenas: pois, e em BA tb não. Uma coisa estranha é a ausência de africano-descendentes. Até parece que a escravatura ficou pelo Brasil...
De resto, a tua salvação está no futuro chip, decerto em projecto, que permitirá viajar sem passaporte (e aos leitores do blog localizarem os viajantes em tempo real :-).
Abr.

Miss Tolstoi disse...

Bem-vindos! Fico à espera de mais crónicas para seguir a viagem.

Anónimo disse...

Pois, grande vantagem. Aguarda-se a crónica da viagem
J

Anónimo disse...

Agora há os de Alcochete que vêm apanhar o avião a Lisboa... Se se esquecerem do passaporte... pode ser que tenham sorte e o avião se atrase.
M.

Anónimo disse...

Não pense que sou uma adepta do aeroporto em Alcochete. Vai ser uma grande chatice.