Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

“Arquitectura é música petrificada” Goethe.

Gaudí, Templo Expiatório da Sagrada Família
ARQUITECTURA

A arquitectura do grego arché — αρχή —"primeiro" ou "principal" e tékton — τέχνη — "construção". É a arte ou a técnica de projectar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.
Segundo Vitrúvio Polião: definem-se quatro elementos fundamentais da arquitectura: a firmitas que se refere à estabilidade, ao carácter construtivo da arquitectura/resistência, a utilitas que originalmente se refere à comodidade e ao longo da história foi associada à função e ao utilitarismo, a venustas, associada à beleza e à apreciação estética e o decorum, associado à dignidade da arquitectura, à necessidade de rejeição dos elementos supérfluos e ao respeito das tradições/ordens arquitectónicas.
Em suma, a arquitectura é a construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando uma determinada intenção, a de quem a idealiza.
Após estas considerações iniciais, irei colocar arquitectos da minha preferência. Não obedecerei a uma cronologia definida, nem abordarei arquitectos clássicos mas, apenas, alguns arquitectos que se notabilizaram a partir do século XIX e de acordo com a minha eleição.
Para mim arquitectura é como afirma Goethe: “música petrificada”.

Sem comentários: