Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Encontro com o cinema britânico: Alan Bates

Alan Bates nasceu em Allestree (Derbyshire) a 17 de Fevereiro de 1934.

Muito jovem, decide ser actor. Após a passagem pela Royal Academy of Dramatic Art de Londres, tem a sua primeira presença em palco no Royal Court Theatre em 1956, onde se destaca no papel de Jimmy Porter na peça Look Back in Anger de John Osborne. Afirma-se como valor seguro da geração Angry-young-men em representações de obras de Tom Stoppard, Harold Pinter e Simon Gray.
O primeiro contacto com a Sétima Arte dá-se em 1960 no filme The Entertainer de Tony Richardson ao lado de Laurence Olivier. John Schlesinger convida-o para a película A Kind of Loving em 1962. Em 1964, alcança um dos maiores êxitos da sua carreira no papel do escritor introvertido Basil em Zorba the Greek (realiz. Michael Cacoyannis ) com Anthony Quinn e Irene Papas. Seguem-se interpretações em adaptações literárias, entre elas, Far from the madding crowd (1967) ou Women in love (1969). O desempenho do papel de Yakov Bok em The Fixer (1968) de John Frankenheimer é honrado com uma nomeação para o óscar de melhor actor. Outras películas com a presença de Bates são The Go-Between (1970) de Joseph Losey e The Shout (1978) de Jerzy Skolimowski.

A partir da década de 90, regressa aos palcos de Londres, como por exemplo em The Masterbuilder de Ibsen em 1995. Numa das últimas aparições no cinema, vemos Bates em Gosford Park de Robert Altman (2001). Em 2003, é condecorado por Isabel II (Commander of the Order of the British Empire).

Alan Bates morreu em Londres a 27 de Dezembro de 2003.

Fotografias: em Zorba the Greek, juntamente com A. Quinn; no papel de Gabriel Oak em Far from the madding crowd

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o Zorba e é uma dança difícil de executar!
A.R.

Anónimo disse...

Quando me referia à dança é o Sirtaki, uma das cenas mais emblemáticas do filme.
A.R.

Anónimo disse...

Os olhos de Alan imortalizaram o olhar de Basil
C