Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 28 de maio de 2009

125 Anos do Jardim Zoológico!

Hoje, ouvi nas notícias que o jardim Zoológico faz 125 anos. Gostava de dar os parabéns a todos os que ali trabalham e aos que gerem os recursos para dar, na medida do possível, uma boa estadia aos animais que pertencem a outro habitat.
Quero também, reconhecer e felicitar o Jardim Zoológico pelo papel educativo que tem vindo a desempenhar junto às crianças portuguesas que o visitam.



O Jardim Zoológico de Lisboa foi inaugurado em 1884. As primeiras instalações situaram-se no Parque de São Sebastião da Pedreira, tendo transitado em 1894 imediatamente para norte, para os terrenos de Palhavã onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1905, o Jardim Zoológico foi transferido para a actual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios.


"«125 anos cheios de vida» é o tema de comemoração do aniversário. (...) Com mais de um centenário de história, as «dificuldades são sempre muitas numa instituição que não tem apoios nem governamentais nem municipais» e, apesar dos contratempos, «com 125 anos quer dizer que existe e resiste e rejuvenesceu», afirmou o administrador".

5 comentários:

António disse...

e que posso dizer eu perante tanta ingenuidade? espero que seja a adjectivação correcta....

Na verdade o jardim zoológico é e sempre foi uma máquina de ganhar dinheiro. Multipliquem o dinheiro das entradas pelos visitantes. E depois os patrocínios. E informem-se dos ordenados milionários da administração.
O jardim zoológico, estabelecido com, os fins educativos promovidos pela europa há mais de um século.

Depois é o lucro que rege a vida daquela "instituição". Se se quiser actualizar e abordar o lado conservacionista da natureza poderá verificar que nada disso existe, apesar do propagandeado.

Depois de anos sem fim, construiram finalmente espaços mais decentes para os primatas. Não fizeram mais do que a obrigação e atrasada! Querem parabéns?! Cumpram as regras comunitárias pelo menos!

Aqui há poucos anos escapou um lobo duma jaula e o jardim manteve-se aberto - visitas de inúmeras crianças - até que o lobo foi abatido 3 dias passados. O Jardim não pode fechar!

Poderá verificar o procedimento com os espectáculos circenses de golfinhos. E não só no jardim zoológioco de Lisboa. Zoomarine, p. ex.
E eu, particularmente recordo-me duma reportagem da RTP1, no censurado e defunto programa "Planeta Azul", um administrador - Bairrão Ruivo - depois de o jornalista o deixar apregoar as boas práticas do Zoo de Lisboa mostrar-lhe com facturas que o Jardim Zoológico, na realidade fazia tudo o que ele, Bairrão Ruivo, dizia que era condenável. A saber: vender animais, incluindo animais perigosos como tigres e leões - a particulares. "Se eu tiver uma loja e um particular me quiser comprar 2 toneladas de explosivos e não os puder ter, não é problema meu. É dele!" "A mim não me interessam os animais dos outros. Só me interessa a colecção do Jerdim Zoológico!" - isto depois de ter afirmado a sua responsabilidade na conservação... e queria vender animais para procriar que eram irmãos!!!
E tantos outros casos!
Perante tamanha boçalidade, corrupção, descaramento e insensibilidade posso afirmar com toda a clareza que o Jardim Zoológico não age como uma entidade de bem. Nem os seus administradores.

É pena que pouca gente o veja. É pena que ainda mais gente não queira saber!

ana disse...

Só hoje vi a sua mensagem que não deixa de ser pertinente. Não conheço bem a realidade de que fala. Sei, no entanto, que o Jardim representou na minha infância a delícia das delícias e não sou lisboeta/alfacinha. Adoro Lisboa, e ela é para mim tudo o que dela bebi em criança e adolescente. Continuo a beber da sua luz embora, não seja diariamente.
Lastimo que se passe o que afirma mas continuo a achar que há sempre quem trabalhe e dê tudo por aqueles animais, há sempre quem dê de si sem nada esperar... para esses parabéns e para todas as crianças que o visitam.
Quanto ao espectáculo circense não o conheço mas julgo que as crianças o admiram, acha errado?

Obrigada pelo seu comentário que dá para pensar.
Desejo que veja o Jardim de uma forma menos amarga...
Ana

ana disse...

Vim só dizer-lhe que acertou na "mouche" há alguma ingenuidade... e devo dizer-lhe que não me apoquenta!
... a discussão é salutar.

Unknown disse...

Também eu via o jardim como muitos dos portugueses.

E acredite que a sensação de muitos é de tristeza ao recordar animais enjaulados em espaços sem condições. Os dedos nas grades, os cheiros a urina e fezes, os animais em passeios infinitos, para trás e para a frente, a cada dois metros, comportamentos de animais deprimidos.

Quanto ao espectáculo circense, sim, acho errado, apesar das crianças e adultos o admirarem. Até eu gostava de ver o "Flipper". Talvez não seja desse tempo.

Mas, o que o ser humano tem de maravilhoso é que, se quiser pode evoluir através dos novos conhecimentoe e estudos de realidades que dificilmente imaginaríamos alguns anos atrás. Mesmo que vão contra doces recordações.

O facto das crianças gostarem de ver golfinhos não transforma numa coisa boa algo que, logo à partida, limita agressivamente a liberdade dos animais para lucro de alguns. Porque é disso que se trata. Ali ninguém faz investigação cientifica: é espectáculo e bem pago!

Por último, cara Ana, não vejo a minha intervenção como uma discussão: é factual.

Não sendo eu um activista dos direitos dos animais - e também não vendo nisso mal algum - sou um defensor de um homem melhor. Seria a maneira de garantirmos os direitos de todos os seres. Porque estamos a dominar um mundo em vez de o partilhar.
E quando falo de dominio é também refiro o do homem sobre o homem; também me refiro a práticas pouco saudáveis e mesmo ilegais praticadas pelo Zoo e que iludem todo um país, milhões de pessoas.

Não todas. Como o Jardim se queixa, não têm apoios do Estado nem da Câmara Municipal.
Por alguma coisa será...

Cumprimentos

ana disse...

Caro António,
O seu texto quase parece poesia.
Concordo com a sua opinião. Ela expressa acutilância, profundidade e sensibilidade.
- Também, não suporto animais maltratados ou a habitar em más condições;
- Também não sou activista dos direitos dos animais porque acho que é um exagero, embora, tenha um gato.

- Nunca vi nenhum espectáculo do jardim Zoológico nem nunca fui ao Zoomarine, julgo, no entanto, que é capaz de dar felicidade a umas quantas crianças...
Ah e eu via o Flipper...sou desse tempo.

- Sou pela construção de um homem melhor e creia que é difícil tornarmo-nos melhores.

- Aprecio sobremaneira a investigação científica mas opino que nem sempre tudo deve estar subordinado a ela, neste ponto discordo consigo. E devo dizer-lhe que sou adepta do racionalismo e objectividade.

- A sua posição é factual mas como pode ver deu origem a este diálogo mesmo que não se designe discussão.

"Mas, o que o ser humano tem de maravilhoso é que, se quiser pode evoluir através dos novos conhecimentoe e estudos de realidades que dificilmente imaginaríamos alguns anos atrás. Mesmo que vão contra doces recordações."

Obrigada pelo seu belo texto, em particular este que transcrevi.

Cumprimentos.