Prosimetron

Prosimetron

domingo, 24 de maio de 2009

Arcanjo S. Miguel, Igreja de S. Francisco, Évora.

A inteligência, a justiça e a verdade superam a malícia.

S. Miguel, Igreja de S. Francisco, Évora
Painel datado entre 1530 e 1540
x
O painel eborense apresenta um S. Miguel combativo, de balança na mão e espada em riste, que domina e calca o corpo do demónio – este tentando agarrar uma figurinha de um dos pratos da balança. O demónio, porém, em vez de aparecer segundo o modelo monstruoso e rídiculo em voga na época, está representado por uma mulher graciosa e nua, de cara redonda e olhos lânguidos, cabelos longos a escorregar pelas espáduas, o tronco numa contorção e com a parte inferior do corpo envolta num pano que esvoaça. Tal imagem constituía, sem dúvida, um atentado ao pudor da época. Ela foi, por isso, inteiramente coberta de tinta, sendo substituída por uma nuvem compacta, sobre a qual ficou S. Miguel em posição estranha[1].

A malícia dos censores acabou por ser vencida pela justiça de trazer à luz do dia a beleza da imagem. A verdade transparece sempre através das núvens.
x
Pormenor e painel de S. Miguel da Igreja de S. Francisco, Évora, restaurado por Fernando Mardel em 1940. Fotografias de Luís Reis Santos (1950).



1] GONÇALVES, Flávio, “A destruição e mutilação de imagens durante a Contra-Reforma portuguesa”, História da Arte, Iconografia e Crítica, Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 1990, p.115-116.

5 comentários:

Jad disse...

"A verdade transparece sempre através das nuvens". Será? Por vezes fica a suspeição.

ana disse...

Não se deve subverter o sentido das palavras. Sempre gostei de clareza e luz. S. Miguel combate a injustiça de quem quer ver o que não existe!

Jad disse...

Então fico à espera que S. Miguel cumpra a sua parte.

LUIS BARATA disse...

E o que é a verdade? - Desculpem a provocação filosófica, mas a verdade objectiva e a verdade psicológica por vezes andam muito afastadas uma da outra...

ana disse...

Luís,
A verdade é a consciência tranquila e a habitual frontalidade que às vezes as pessoas não compreendem.
Embora, a verdade também possa ser relativa. há, no entanto, verdades que são absolutas mesmo que muito refutadas.
Já tinha saudades do Luís e da Filosofia.