Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de maio de 2009

Soneto d'um clown, Gomes Leal !

Na minha viagem às livrarias encontrei um livro de poesia portuguesa que me encantou. Só tem um problema não gosto do conceito. E tudo começa por isto:
"a alma n e pkena 100 poemas pt p sms". Acabei por o trazer porque os poemas escolhidos são bonitos e estão compilados na íntegra.
Não sou perita a escrever sms, e o telemóvel serve só para comunicar e não estar isolada... porque senão bem o dispensava. Soneto d'um clown

Talvez cansado já dos teus abraços,
Eu morto busque um dia o céu sem metas,
E ainda vá morar nos planetas,
Eu que tenho vivido entre palhaços.

E que ali deslocando os membros lassos,
Faça com saltos, e evoluções secretas,
Que Deus caia, de riso, dos espaços,
com fortes gargalhadas dos ascetas.

Os Santos olvidando então o rito,
Darão saltos mortais no Infinito,
E eu uma claque arranjarei no Inferno.

Construirei um circo ali no Céu
E tu virás então morar mais eu
Na água furtada azul do Padre Eterno.

Nota: no livro aparece a primeira quadra a negrito, para uma possível sms.

Gomes Leal, "Risadas" (Antologia Poética, Lisboa Rolim, sd), in A Alma não é Pequena 100 poemas portugueses para SMS, V. N. Famalicão: CentroAtlantico.PT, 2009, p. 24

2 comentários:

Anónimo disse...

Que belo é poder enviar micro-poemas por impulso! Quem comunica pela poesia nunca está isolada.

ana disse...

Obrigada!