Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 28 de maio de 2009

125 Anos do Jardim Zoológico! 2

A navegar na net encontrei esta informação sobre o Jardim Zoológico e achei uma delícia, por isso, resolvi colocar aqui. Não há dúvida, às vezes as boas obras nascem da vontade de alguns homens.
x
El Rei Dom Fernando II, Rei Consorte
"O primeiro Jardim Zoológico de Lisboa partiu da iniciativa de um grupo de médicos, entre os quais o célebre Dr. Sousa Martins. Reunidos em assembleia, em Fevereiro de 1833, realizada no edifício da escola Politécnica, sob a presidência de D.Fernando, o Rei-Artista, constituíram uma comissão fundadora, e quotizando-se entre si, arranjaram a quantia de 300 contos (!).O local que imaginaram ideal seria, pouco tempo depois, colocado à sua disposição pelos proprietários, e assim nasceu, no parque de São Sebastião da Pedreira, o primeiro Jardim Zoológico de Lisboa, de imediato considerado um dos melhores do mundo. Na verdade, a quantidade e diversidade de animais trazidos das ex-colónias foi tal, que o Jardim não temia qualquer comparação com outros já existentes".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdS2_cGeLqOY8w7TWNMOBsDZiyn3Q4TsXAR8gt9YiUKtcFM49AfZFlxty1QsH-hd_eAWuxGKdlh2noDHAMQ9Pas4MH017YcYpgY7CfacTr1y9R4F594c1P_9JX7OGEJJnRnncO40-hxIM/s400/DomFernandoII-08.jpg

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

Parabéns ao Jardim, lugar de muitas e boas recordações de infância- lembro-me bem de dar a moeda para o elefante tocar um sino.