Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 27 de maio de 2009

60 anos de uma nação: 1961

A União Soviética celebra euforicamente a presença do primeiro homem no Espaço, Juri Gagarin. Entretanto, a prosperidade económica e a liberdade democrática da República Federal Alemã atraem cada vez mais alemães da RDA. As fronteiras entre os quatro sectores de Berlim são relativamente “permeáveis”, e assim, cerca de 200.000 alemães orientais viram, durante os primeiros meses de 1961, as costas ao seu Estado rumo ao campo de acolhimento de Marienfelde no sector ocidental.

O êxodo de cidadãos qualificados e de milhares de agricultores, descontentes com a colectivização forçada dos seus bens, acentua-se neste ano, sobretudo após o fracasso da Conferência de Viena em Julho. Torna-se numa ameaça à sobrevivência da RDA. Mesmo assim, Walter Ulbricht, Chefe de Estado da RDA, declara em Junho que “ninguém tenciona construir um muro”.

Tal afirmação revela-se como mentira pérfida a 13 de Agosto. Na manhã desse dia, soldados do exército alemão oriental vedam todos os acessos para os sectores ocidentais de Berlim. A divisão da Alemanha é irreversível. Dentro de poucos dias é construído o muro. Seria derrubado apenas 28 anos depois.

Imagens: J. Gagarin; O muro

2 comentários:

ana disse...

61, um ano cheio de novidades! Do muro tenho um pedacinho que guardo religiosamente. Não gosto de muros, ninguém gosta de muros.
Obrigada Filipe por me recordar a conquista do espaço e ao mesmo tempo o atrofiamento que foi o muro...às vezes as atitudes dos homens não são compreensíveis.

JP disse...

Ainda falta muito para 89, mas este post lembra-me o fim de tarde chuvoso de Novembro, no então novo bar da FDL, em que, no meio do fumo (!), consegui ver qq coisa na tv, umas imagens confusas de pessoas e muros que já não o eram.