Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Lewis Carroll e a Arte!

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas

Todos guardamos nas nossas memórias e no nosso imaginário as histórias sobre o mundo maravilhoso das fadas, de duendes, dos elfos ou de personagens estranhas...
Alice Liddell, filha de um amigo foi a inspiradora da história mais famosa de Lewis Carroll:
As Aventuras de Alice no Mundo Subterrâneo” que viria a chamar-se “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, frequentemente reduzido para “Alice no País das Maravilhas”. É a partir desta história que se aborda a utilização da Arte nas ilustrações infantis.


Alice Lidell, não com esta fotografia, já foi postada pelo Luís em Dezembro passado. O post mostrava a pequena Alice até à idade adulta e informa do novo filme de Tim Burton: "Alice no País das Maravilhas". (Quem desejar consultar veja em Dezembro 2008)
x

A figura que escolhi para demonstrar esta ideia foi a duquesa que personifica uma criatura incoerente e de mau feitio. John Tenniel ilustrador das histórias de Lewis Carroll escolheu

x
Alice trava conhecimento com a Duquesa na cozinha
Quinten Massys, pormenor do retrato: An Old Woman (‘The Ugly Duchess’), c. 1513
x
a pintura flamenga de autoria de Quinten Massys, já postada por Filipe Nicolau, para ilustrar a Duquesa.
Carroll gostou da ideia do seu ilustrador. Quando a Duquesa passou para o teatro e para o cinema, na época vitoriana, foi frequentemente interpretada por homens. É interessante ver como um bom ilustrador captou a mensagem do livro e procura nas artes a melhor forma de a retratar. Nasce assim, uma personagem absurda, curiosa e medonha para maravilhar os mais pequenos.

Termino deste modo, a viagem ao mundo de Lewis Carroll, espero não ter sido maçadora.
x
Stphen Lovett Stoffel, Lewis Carroll no país das maravilhas, Lisboa: Quimera, 2003, (tradução de Margarida Viegas) p. 76-77.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Nada maçadora. Sou um fã da Alice e do seu universo: o Coelho, a Rainha de Copas etc

ana disse...

Obrigada!