Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Glória de Sant'Anna


Glória de Sant'Anna, retratada por seu filho, Rui Paes.

Glória de Sant’Anna, poetisa moçambicana, faleceu no dia 2 de Junho em Gaia.
«A obra de Glória de Santa’Anna, na sua concentração e densidade, na sua liquidez secreta e cheia de pudor, na sua misteriosa claridade, na sua “mortal” e dominada angústia» (Eugénio Lisboa), consiste em vários livros de poesia e um de crónicas, para além de colaboração diversa em jornais e revistas.

GRAVURA

Aqui estou inteira:
De memória ausente,
Sem fisionomia
- como uma medalha.

Aqui estou inteira
para ser guardada
no fundo do tempo
onde não há nada.


RECADO

Se eu morrer longe
sepulta-me no mar
dentro das algas ignorantes
e lúcidas.

Cobre o meu rosto de palavras
antigas
e de música.

Deixa em meus dedos
a memória mais recente
de outras coisas inúmeras

e nos meus cabelos
o incerto movimento
do vento e da chuva.

Eu vogarei sob as estrelas
com pálidas luzes entre os cílios
e pequenos caramujos
entrarão nos meus ouvidos.

Estarei assim idêntica
a todos os motivos.


In: Amaranto. Lisboa: Imp. Nac.-Casa da Moeda, 1988, p. 51, 57

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Não sabia da sua morte, não sabia que vivia em Gaia e o desenho relembrou-me quem é o filho. Sabia de uma entrevista que lhe fizeram quando ilustrou o livro da Madonna, mas já não me lembrava.

MR disse...

Amanhã talvez ponha qualquer coisa sobre Rui Paes. Veremos...

LUIS BARATA disse...

Belas escolhas.