Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Acabei de ler


Nota prévia: interesso-me bastante pelo III Reich, especialmente pelos aspectos mais "desconcertantes"- das pesquisas esotéricas ( a procura do Graal, as expedições ao Tibete, a Lança do Destino que Hitler tanto quis ter nas mãos) à ciência mais avançada ( ex. Von Braun ) E, obviamente, o eugenismo.
Dito isto, foi com muita curiosidade que li o livro do José Pedro Castanheira sobre o médico português Ayres de Azevedo, obra já aqui apresentada pela M.R.. É pena que o material disponível não permita esclarecer alguns dos "mistérios" ( para usar a expressão do autor ), designadamente se houve colaboração entre o Dr.Ayres de Azevedo e o mais sinistro médico do séc.XX, o Dr.Josef Mengele, o tristemente famoso médico-chefe de Auschwitz que ainda conseguiu morrer numa praia brasileira em 1979.
Aliás, as dificuldades encontradas por J.P.Castanheira em deslindar o saneamento por germanofilia, a expressão é minha mas parece-me bem adequada ao que aconteceu, de Ayres de Azevedo após regressar de Berlim quando a queda do Reich estava iminente mostra à saciedade a terrível opacidade do Estado Novo, mesmo no mundo universitário.
Pode ser que a leitura deste livro desperte memórias deste episódio praticamente desconhecido , já que a família de Ayres de Azevedo foi pouco colaborante e são pouco os vivos que tiveram algum conhecimento directo do caso.

4 comentários:

MR disse...

Só li o artigo do Expresso.

LUIS BARATA disse...

Mas olhe que teve direito a agradecimento :)

LUIS BARATA disse...

Depois explico.

Anónimo disse...

Há 'milhões' de livros sobre Hitler,especificamente!Aliás,não só de Hitler,mas,também,das 'duas Grandes Guerras','Nazismo','Holocausto','Arianismo',os 'Reichs' e tudo o mais relacionado com o assunto!Leio os daqui da 'Biblioteca Pública do Paraná';porque são caros para comprar.Livros de bibliotecas públicas já são desatualizados.Adquirem lançamentos só anos após a publicação.Livros recém-lançados tem a vantagem de serem já atualizados,baseados em pesquisas históricas mais recentes.
Há,também,os livros em outros idiomas.Mas,sem edições em português.Essa é uma outra opção para quem entende outro idioma.
Quanto a questão do envolvimento do Nazismo com o 'oculto',há aqui no Brasil vários livros que tratam deste assunto.Aliás,num comentário anterior sobre outro "livro sobre Hitler",nesse mesmo 'site',já mencionei alguns autores.
FRANCO DA LUZ CAIUT(CURITIBA-PARANÁ-BRASIL)
(franco.caiut@hotmail.com)