Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A retrete quinhentista


Esta pequena estrutura de madeira armada sobre a margem do rio só pode ser uma retrete. A "fossa" descarregava directamente sobre o rio. E por isso houve o cuidado de "cortar" o gelo junto da mesma (representado pela mudança de cor na água do rio) para que as "necessidades" não ficassem "a boiar" sobre o gelo.
Este devia de ser o WC público da cidade!


Pieter Brueghel (c. 1564-1637/8)
Roménia, Sibiu/Hermannstadt, Muzeul National Brukenthal.

8 comentários:

LUIS BARATA disse...

Um post escatológico :)

Jad disse...

:-)

MR disse...

Sim, com necessidades a boiar. Sei quem as viu na praia de Cascais... Não fui eu.

c.a. (n.c.) disse...

Tem um formato estranho, a abertura no gelo do rio parece de lado, e não sob a «edificação». A engenharia da «coisa» deixou-me intrigado... :-)
Este quadro fez-me lembrar um outro, que julgo ser posterior (será?), de Hendrick Avercamp. Este:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hendrick_Avercamp_004.jpg

Jad disse...

Para C.A.
Creio que a descarga era lateral.
As necessidades cairiam na água pela lateral que não se pode observar.
Lembrei-me, agora, julgo que é o Bruegel, o velho, que tem uma retrete pública em que se podem observar os "rabos" colocados nos buracos. Vou procurar... Julgo que foi no quadro dos provérbios.
Este comentário foi colocado pelas 19.15 e simplificado pelas 23:19.

c.a. (n.c.) disse...

Obrigado. Depois de ver o quadro lá em cima consegui entender.

Chegou a espreitar o quadro do Avercamp? Há uma casinhota, do lado direito, encostada a uma árvore e perto de um barco, que tem um vulto semelhante à retrete deste quadro do Brueghel. Julguei, a princípio, que era um pequeno armazém (ou coisa que o valha), mas agora estou na dúvida...

Jad disse...

Para C.A., Não cheguei porque o endereço está incompleto...
:-(

Jad disse...

já consegui. Não comnhecia e vou fazer um post a agradecer.