Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 25 de maio de 2010

A Música das Cores


Ângelo de Sousa (1938-)
Acrílico sobre tela, 2001-2203
Col. Fundação Ilídio Pinho

xxxxxxxxxxAo Ângelo

A pintura; às vezes, sabe ser
uma forma de música: sugere,
no fluxo imparável do acontecer,
que a vida pode não acabar. Fere
o centro de nós mesmos. Amacia
e dissolve tensões que a vida impura,
em tantos momentos, cega, nos cria.
Como a música, é boa a pintura.

Eugénio Lisboa
In: Matéria intensa. Lisboa: Instituto Camões, 1999

Eugénio Lisboa faz hoje 80 anos.

4 comentários:

Luzia disse...

Obrigada por ter comentado no meu blogue. É uma honra receber tão ilustre visita.

MR disse...

Espero não me ter enganado, mas penso que este Ângelo a quem Eugénio Lisboa dedica o poema é Ângelo de Sousa, pintor de que gosto muito.
Gosto tanto que um dia fui de Lisboa a Serralves para ver uma exposição dele. Cheguei lá e não vi exposição nenhuma. Pensei que me tinha enganado; era um filme ou um multimédia... horroroso! Foi desesperante. Mas ainda hoje me rio quando penso nesse passei à Senhora da Asneira.
Mas adoro a pintura de Ângelo de Sousa!

APS disse...

Então, MR,qualquer dia tem de ir ver o meu Ângelo de Sousa!
(Que às mãos me veio parar, afortunadamente!...)

MR disse...

Afortunadissimamentementemente! :)