Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Produtos conventuais

O mosteiro de São Vicente de Fora acolhe, entre 28 de Maio e 5 de Junho, a 1.ª Mostra de Produtos Conventuais Artes no Claustro. Tendo por cenário os claustros do antigo mosteiro de cónegos regrantes de Santo Agostinho, a iniciativa pretende dar a conhecer diversas congregações e ordens religiosas que mantêm uma produção nas mais diversas áreas e que as trazem agora ao mosteiro. O visitante poderá aí encontrar uma autêntica mostra dos actuais produtos e sabores de criação conventual, desde o artesanato, passando pelos artigos religiosos, doçaria, licores, na confecção dos quais os mosteiros recorrem a técnicas e receituários ancestrais, muitas vezes adaptados ao paladar actual.
Raivas, uma receita conventual http://farm4.static.flickr.com/3016/2337710836_3afcba32e3.jpg Estes biscoitos eram uma receita do Convento de Sant'Ana, em Lisboa, que se situava na zona do Campo dos Mártires da Pátria (ou Campo de Santana). Aqui fica a receita, recolhida por Maria de Lourdes Modesto:
100 g de açúcar
75 g de manteiga
3 ovos
250 g de farinha
1 colher de café de canela
Bate-se a manteiga com o açúcar até ficar em creme. Um a um, juntem-se, batendo, os ovos. Juntem-se, finalmente, a farinha e a canela, e amasse-se.
Molde-se a massa em rolinhos muito finos que se deixam cair sobre um tabuleiro untado, formando desenhos irregulares.
Levem-se as raivas a cozer em forno moderadamente quente.
In: Doces conventuais e licores da tradição portuguesa / recolha de Maria de Lourdes Modesto. Lisboa: Verbo, 1989, p. 12

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Todos a São Vicente! :)

MR disse...

Bem gostava, mas gostarei mais de onde vou estar.