Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 26 de maio de 2010

In memoriam Anneliese Rothenberger

A cantora lírica Anneliese Rothenberger faleceu aos 83 anos num hospital suíço na passada segunda-feira. A notícia foi adiantada pela família dos Condes Bernadotte, amigos de Rothenberger "de longa data“ .

A soprano iniciou a sua carreira no teatro de Koblenz em 1943. Passados três anos, foi convidada a integrar a companhia residente da Ópera Estadual de Hamburgo, a que pertenceu até 1956. Manteve-se ligada a esta casa até 1973: entre as actuações mais notáveis, figuram o papel de Lulu de Alban Berg em 1967. Em simultâneo, viveu uma carreira triunfante nos principais palcos internacionais. Marcou presença regular no Festival de Salzburgo, onde brilhou, a partir de 1960, como Sophie no Cavaleiro da Rosa de Strauss sob a direcção de Herbert von Karajan – hoje em dia, os registos existentes dessas récitas são considerados marcos na história da Ópera. No Scala de Milão interpretou La Traviata – a primeira alemã a conquistar tal proeza nesta casa. O público nova-iorquino da Met deslumbrou-se com a cantora nas produções de Arabella.

Anneliese Rothenberger despediu-se do seu público em 1983. Desde 1999, era responsável pela organização de um concurso anual, destinado a jovens talentos, realizado na ilha de Mainau, pertença da família Bernadotte. Lamentava o facto de os tempos áureos do canto lírico, com uma forte projecção de intérpretes alemães, pertencer ao passado.
Do estrelato dessa época gloriosa constará seu nome para sempre.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Bela evocação!

ana disse...

Não conhecia ou já a ouvi mas não a identificava. Vou procurar mais dados e ouvir a sua voz.
Obrigada por esta mais-valia.