Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 15 de maio de 2009

60 anos de uma nação: 1953

A RDA está de luto pela morte de Stalin, falecido a 9 de Março. O jornal Neues Deutschland, órgão de comunicação oficial do partido comunista SED, elogia e relembra a “obra” do ditador como “maior homem da época”. A cerimónia oficial decorre na ópera estatal Unter den Linden, são anunciados cinco minutos de silêncio em todo o país a partir das 10h.

A Volkswagen alemã celebra a produção do 500.000º VW-Käfer (“carochinha”). Símbolo da retoma económica da Alemanha Ocidental, é exportado para vários países, entre eles, os Estados Unidos onde é baptizado Beetle. Dois anos mais tarde, seria atingida a meta de 1.000.000 viaturas fabricadas. O último “carochinha” viria a ser produzido no México em 2003 com o número de série 21.529.464.


A coroação de Isabel II em Junho é transmitida em directo pelo primeiro (e único) canal de televisão alemão. Neste primeiro acontecimento televisivo global, são ainda poucos os alemães que assistem à transmissão em directo durante sete horas via Eurovisão.


Serão provavelmente poucos os leitores portugueses que têm conhecimento da primeira revolta contra o regime comunista de Moscovo após 1945: antes dos acontecimentos na Hungria em 1956 e na Checoslováquia em 1968, a Alemanha Oriental insurge-se contra as tropas soviéticas instaladas no seu território. Durante o primeiro semestre de 1953, deteriora-se substancialmente o abastecimento de alimentos e combustíveis, devido ao fracasso da política de plano comunista. As represálias contra dissidentes são violentas. Moscovo anuncia o “reforço de segurança” o que incentiva cada vez mais alemães orientais a manifestar-se em público contra o regime em Berlim Leste.

Greves, manifestações e tumultos estendem-se por 700 cidades e autarquias. Mais de um milhão de alemães participa nesta revolta, ocupa edifícios públicos e liberta presos políticos. A abolição das cooperativas agrícolas, prisão para os membros de um governo fantoche e a reunificação são apenas algumas das exigências feitas.
A resposta soviética não se faz esperar – infelizmente. A administração militar soviética declara o estado de sítio, tropas do exército vermelho actuam sem escrúpulos: 60 a 80 pessoas perdem a vida durante os confrontos; cerca de 10.000 são presas; 20 são condenadas à morte, mais de 2000 a prisão. O dia 17 de Junho viria a ser declarado feriado nacional na Alemanha Ocidental um ano depois como dia da “União Alemã”, em homenagem às vítimas na RDA. Em 1990, foi substituído pelo dia 3 de Outubro, dia oficial da reunificação.



Imagens: Stalin; VW - Käfer; coroação de Isabel II em televisão; a revolta de 17 de Junho na Alemanha Oriental

- CONTINUAÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA -

2 comentários:

ana disse...

Gostei do post. Achei fantásticas as imagens do "carochinha" e do televisor que transmitiu a coroação de D. Isabel II, uma mulher que admiro!

Miss Tolstoi disse...

Staline - sou alérgica.
Dantes toda a gente tirava a carta de condução num carocha. Aqueles a quem a carta não saia na Farinha Amparo - ou seria na Farinha Maizena? Ou na Cevada "Virgem" que colocaram aqui, no dia 13?