Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Chuchar no Dedo...

Encontrei hoje à venda uma cançoneta de A. Feliciano Correia, com o título Chuchar no Dedo... Cançoneta aproposito da prohibição dos homens de se entremetterem na rua com as senhoras, Lisboa, Livraria Económica de F. Napoleão de Victoria, s.d. [1880-1910] e lembrei-me do post que Luís Barata colocou acerca do doce piropo brasileiro: Oi Gatinha (Cenas Portuguesas 11, 07.05.2009).

Aqui fica a capa e os primeiros versos, ditos pelo personagem: "um janota, tipo, muito lamecha":

É proibido – ai, que desgosto!
Com as senhoras contender!...
Não pode um homem ter o gosto
D’uma gracinha lhes dizer!

Ninguém calcula os meus anseios,
Quando elas passam junto a mim!...
Quero largar uns galanteios…
Porém, não pode ser assim!

Pois, visto a ordem que surgiu
Que hei-de fazer, se eu tenho medo?
(gesto) Não dar nem pio…
(idem) Chuchar no dedo!...

(na folha de rosto indica que a música é de A. Gorjão (Alvarenga) e que o preço de venda era de 100 réis)

Qual seria a lei? permitiria datar a cançoneta...

2 comentários:

Anónimo disse...

Giríssima!
M.

Miss Tolstoi disse...

E não haverá nenhuma cançoneta "A ver navios..."?