Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Zélly

Prosseguindo no mundo das farinhas... e não só...




As farinhas alimentícias Zélly são importadas e embaladas pela Favorita Bolhão, mercearia portuense da Rua Fernandes Tomás, fundada em 1934. Mantêm as embalagens originais dos anos 30: a Farinha de Arroz é «recomendada com bastante frequência na alimentação das crianças e dos convalescentes, pelo seu alto valor nutritivo.»


A Fécula de Batata «é extraída da polpa da melhor batata que se cultiva na Holanda. Este precioso tubérculo, originário da América, foi introduzido na Europa, cerca de 1534 como planta ornamental, passando depois a ser usado na alimentação, graças a parmentier, no século XVIII, depois deste haver constatado o seu considerável valor alimentício, visto que até ali só era dado na alimentação dos presos daquele país.»

Bolo Económico
«Prepara-se um delicioso bolo com a seguinte receita:
«5 ovos – 6 colheres de sopa de açúcar – 5 ditas deste pão [ralado] – 1 cálice de vinho do Porto – 1 colher de chá de crescente.«Batem-se as gemas com o açúcar e uma colher de canela mal cheia; junta-se o pão, vinho do porto, crescente e por fim as claras em nuvem. Em seguida vai ao forno numa forma previamente untada.»


A Cevada Virgem «satisfaz inteiramente as exigências dos sãos e doentes.»

Todas as citações foram extraídas das embalagens, bem como a receita.

Sem comentários: