Prosimetron

Prosimetron

sábado, 16 de maio de 2009

Nos 50 anos do Cristo-Rei

- Cristo- Rei, foto de Carlos Botelho.

Começam hoje as comemorações do cinquentenário do Santuário do Cristo-Rei, monumento e santuário que resultou de um voto feito pelos bispos portugueses caso Portugal não fosse envolvido na Segunda Guerra Mundial, e também na sequência da visita feita pelo Cardeal Cerejeira ao Rio de Janeiro na década de 30 onde ficou impressionado com o Cristo-Redentor.
Esta tarde, às 17h, no Terreiro do Paço, realiza-se uma missa campal presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa sendo esperadas 200.000 pessoas, estando também presente a verdadeira imagem de Nossa Senhora de Fátima tal como há 50 anos.
Amanhã, o Cardeal D.José Saraiva Martins presidirá a uma celebração no Santuário do Cristo-Rei, na sua qualidade de enviado especial do Papa, estando presentes o Arcebispo do Rio de Janeiro e demais autoridades tal como em 1959. Ainda não está confirmada a presença do Presidente da República.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tinha sete anos quando visitei o Cristo-Rei, lembro-me de achar graça por ser tudo tão gigantesco!

A vista sobre a cidade é magnífica.
Sob ponto de vista simbólico, parabéns ao Cristo-Rei e a esta festa. Talvez se deva pensar neste fenómeno, nos tempos de crise e nas mentalidades. Regozijo-me porque sente-se que há algo no ar!
A.R.