Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 12 de maio de 2009

60 anos de uma nação: 1950


A retoma económica e as ajudas financeiras vindas do plano Marshall permitem à Alemanha Ocidental a importação de bens alimentares suficientes. Torna-se assim desnecessário o racionamento destes bens. As senhas que registavam o consumo de cada cidadão pertencem ao passado. Algumas vozes críticas receiam que o racionamento volte com o termo do plano Marshall em 1952. No entanto, as receitas das exportações, motor da retoma económica, registam um crescimento astronómico de tal ordem que qualquer escassez de bens essenciais é compensada sem dificuldades maiores.

A RDA conseguirá abolir o racionamento apenas em 1958, senhas para a compra de batata e de carvão continuarão em vigor até 1966.


Os armazéns mais famosos de Berlim (sector ocidental) reabrem as portas ao público: o KaDeWe (abreviatura para Kaufhaus des Westens, trad. literal: os armazéns do ocidente) simboliza um começo novo, rumo a tempos melhores. Mais de 180.000 pessoas “invadem” os dois pisos nos primeiros dias e são atendidos por 600 empregados. Após anos de privações, os berlinenses reagem naturalmente com deslumbramento e encanto à quantidade e à qualidade da oferta. Na sua grande maioria, terão poucas possibilidades financeiras de comprar artigos no KaDeWe.

A selecção de futebol alemã (RFA) joga a sua primeira partida do pós-guerra. Confronta-se com a equipa da Suíça. 103.000 espectadores assistem ao jogo no estádio de Estugarda. Ouve-se apenas o hino suíço. Sem hino oficial, os adeptos alemães iniciam um minuto de silêncio (a RFA viria a ter um hino oficial um ano mais tarde). Burdenski marca o primeiro golo da nova era aos 43 minutos. Em 1950, a RFA é excluída do campeonato mundial em retaliação às agressões durante a Segunda Guerra Mundial.
Quatro anos mais tarde, viria a participar no torneio e consagrar-se campeão mundial.


O elegante Kurhaus de Baden-Baden é palco da primeira eleição Miss Germany. A mulher mais bela da Alemanha Ocidental chama-se Susanne Erichsen. Estas eleições, iniciadas em 1927, foram descontinuadas em 1933 com a ascensão de Hitler ao poder que considerava tal acontecimento pouco compatível com a ideologia nazi e com o “ideal” da mulher alemã. A Miss Germany de 1950 representa o regresso da Alemanha aos padrões do mundo do consumo e da moda ocidentais.
Imagens: Natal de 1950, fim do racionamento na RFA; KaDeWe na reabertura; Susanne Erichsen, Miss Germany 1950

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta sua rubrica é muito interessante. Vou seguir com agrado.
A.R.

Anónimo disse...

Lembro-me do Kadewe, quando estive em Berlim há 4 anos. Entretanto existem cinco andares. O quinto andar gourmet é indescritível.
Pedro M Hatheyer