Prosimetron

Prosimetron

domingo, 10 de maio de 2009

O coração de Jenin

O documentário O coração de Jenin (Das Herz von Jenin) dos realizadores alemães Marcus Vetter e Leon Geller é um filme sobre a vida. E começa, no entanto, com a morte. Com a morte de um rapaz palestiniano de 12 anos, Ahmed Kathib, alvejado por um soldado israelita devido a um mal entendido em Novembro de 2005. Ahmed não sobrevive. O incidente fatal é noticiado nos media.

Entre sentimentos de luto e raiva, Ismael, pai da vítima, decide doar vários órgãos do seu filho – e salva assim a vida de crianças israelitas “inimigas”. Ismael confronta-se com as mais controversas críticas: muitos dos palestinianos que vivem com Ismael no campo de refugiados de Jenin, acusam o pai de “desonrar” o seu próprio filho e trair a causa palestiniana. Os israelitas, por sua vez, desconfiam de tanta generosidade.

Passados três anos, Ismael vai ao encontro das crianças, em que continuam a viver o coração, rins e outros órgãos do seu filho falecido. A viagem leva-o à fronteira com o Líbano, à cidade dividida de Jerusalém e, por fim, ao deserto do Negev. Um dos pontos altos deste filme será seguramente o encontro com uma família ortodoxa que, pela primeira vez, recebe em sua casa um palestiniano.

O coração de Jenin é, na verdade, um filme sobre a vida – e sobre um homem que, num acto extraordinário de humanismo e altruísmo, ultrapassa as barreiras de um conflito político, provavelmente irresolúvel.

Das Herz von Jenin estreou-se na Alemanha a 7 de Maio. Passou por Lisboa em Janeiro deste ano numa sessão no São Jorge no âmbito de festival KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã. Esperemos que este magnífico documentário chegue a mais salas do país o mais breve possível.

2 comentários:

Anónimo disse...

Interessantíssimo. Muito bonito o post.

A.R.

Anónimo disse...

Gostava de ver.
M.