Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 29 de maio de 2009

60 anos de uma nação: 1963

Charles de Gaulle e Konrad Adenauer assinam o Tratado de Elysée em Paris a 22 de Janeiro que prevê uma cooperação mais estreita entre os dois países nos campos da Economia e Cultura. A França e a Alemanha, rivais e inimigos ao longo dos séculos, dão início a uma amizade, fundamental no âmbito da aproximação dos estados europeus nas décadas seguintes.

A viagem pela Alemanha leva John F. Kennedy a Berlim a 26 de Junho. 300.000 berlinenses assistem ao célebre discurso do Presidente dos Estados Unidos que elogia a coragem e perseverança dos habitantes do lado ocidental da cidade dividida. As quatro palavras “Ich bin ein Berliner” entram na História.

Konrad Adenauer, primeiro chanceler da nova República Federal, demite-se em Outubro aos 87 anos. Prometera a sua saída ao parceiro da coligação, o partido neo-liberal FDP, dois anos antes. A sua obra, a reconstrução e a aproximação incondicional da Alemanha Ocidental aos Estados Unidos, é reconhecida por todos os quadrantes políticos. É sucedido por Ludwig Erhard do partido democrático-cristão, Ministro da Economia até à data.

A Ópera Estadual da Baviera (Bayerische Staatsoper) em Munique reabre as portas ao público a 21 de Novembro. Bombardeada durante a Segunda Guerra, foi reconstruída na sua imponente estrutura neo-classicista. O interior da sala principal é coroado por um lustre de 7 m de altitude e 6 m de diâmetro. Entre os 2000 convidados que assistem à ópera A mulher sem sombra de R. Strauss, encontram-se Herbert von Karajan e sua esposa Eliette.


- CONTINUAÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA -

Imagens: De Gaulle e Adenauer; J.F. Kennedy em Berlim; Ludwig Erhard; Herbert e Eliette von Karajan

1 comentário:

ana disse...

Vou ficar em pulgas até 2ª feira!

Gostei de ver Herbert von Karajan, tenho alguns discos com fotografias dele mas nunca o imaginei baixo, só agora reparei nisso!