Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 7 de julho de 2009

Ano Santo em La Rioja

- Catedral de Santo Domingo de la Calzada
- Parador Nacional de Turismo, Santo Domingo de La Calzada.
2009 é também o ano em que se celebram os 900 anos do falecimento de Santo Domingo de la Calzada, falecido em 1109, aos 90 anos de idade. Na cidade que leva o nome do santo, situada na região mais pequena de Espanha, La Rioja, e em pleno Caminho de Santiago, este é um ano muito especial pois que foi decretado como Ano Jubilar de Santo Domingo de la Calzada, ou mais rigorosamente um Jubileu ( ano santo extraordinário ).
Jubileu que assinala o já referido nono centenário da morte do santo fundador da cidade, que começou por ser um lugar de acolhimento de peregrinos a caminho de Santiago de Compostela e que graças aos milagres de Domingo García, Santo Domingo de la Calzada, se tornou ela própria um lugar de peregrinação com consequente construção de uma catedral.
Quem quiser obter a indulgência, com remissão dos pecados e das suas penas, terá de peregrinar até ao túmulo de Santo Domingo na Catedral. Quem não estiver muito interessado em indulgências, sempre poderá visitar a Catedral e outros edifícios históricos, bem como fazer enoturismo ou não fosse esta uma das regiões mais afamadas de Espanha pelos seus vinhos.
Uma boa sugestão de hospedagem é sem dúvida o belo Parador Nacional.

3 comentários:

Anónimo disse...

Lá terei que peregrinar!...
A.R.

Anónimo disse...

Já estive em La Rioja, há tantos anos que pouco me lembro.
M.

LUIS BARATA disse...

Eu nunca fui, e uma indulgência até dava jeito...