Prosimetron

Prosimetron

sábado, 11 de julho de 2009

Biografias, autobiografias e afins - 37

Já era altura de aqui trazer um livro em italiano, embora mereça ser traduzido, até para não ser acusado de desprezar a língua de Dante. Esta obra recente de Marcello Sorgi, antigo director do La Stampa, conta uma história que ficou secreta durante quase 60 anos, a história dos amores de Edda Ciano com um jovem dirigente comunista italiano a seguir ao término da Segunda Guerra Mundial.

Estamos em 1945, e à bela e turbulenta Edda Ciano, outrora poderosa filha de Mussolini e já viúva do conde Galeazzo Ciano ( fuzilado em 1944 ) , é fixada residência em Lipari, pequena ilha ao norte da Sicília.Edda, de 35 anos, apaixona-se pelo jovem Leonida Bongiorno, militante comunista e antigo resistente anti-fascista, que a vai ajudar e proteger durante os meses que se seguem. Uma paixão febril entre duas pessoas que tudo parecia afastar, e que terminará forçosamente com o regresso de Edda a Roma, já em 1946.

Em Roma, Edda não esquece o jovem comunista e continua a escrever-lhe cartas cada vez mais desesperadas, enquanto Leonida se vai afastando e acaba por casar com outra.

É com base nessas cartas de amor, descobertas num armário velho na casa de Edoardo, filho de Leonida, e noutros documentos provenientes de outras fontes, que Marcello Sorgi, com a ajuda do historiador Giovanni Sabbatucci, conseguiu reconstituir em detalhe os meandros desta paixão improvável entre a filha do Duce e o jovem militante comunista.



- Edda Ciano e il comunista. L' inconfessabile passione della figlia del Duce, Marcello Sorgi, Rizzoli, 2009.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se for traduzido lerei.
M.

Anónimo disse...

Amores que as ilhas propiciam...