Prosimetron

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sexta-feira, 10 de julho de 2009

Originais e reproduções

- Louis XIV, François Girardon, bronze, Louvre.

Já por várias vezes tem acontecido aqui no blogue termos sensações de dejá-vu relativamente a obras de arte, particularmente no que respeita a esculturas. E a coisa lá se esclarece, porque especialmente no séc.XIX vários grandes escultores produziram reproduções e versões muito próximas tanto no mesmo material do original como noutros ( gesso, etc ) . Mas por vezes temos de agradecer encomiasticamente aos autores de épocas mais recuadas porque é apenas graças a essas reproduções que podemos hoje conhecer as obras.
É o caso de François Girardon, mestre da estatuária decorativa e monumental francesa, com muitas obras no parque de Versalhes. Era de Girardon a monumental estátua equestre de Luís XIV erigida em 1699 na praça Louis-le-Grand, que hoje conhecemos como place Vendôme, em Paris. Esta estátua, que era considerada uma das mais belas do Rei-Sol, foi removida e derretida durante a Revolução Francesa, como muitas outras, mas sobrevive nas várias reproduções em bronze que foram feitas à época, embora em tamanho reduzido - a do Louvre que vemos acima, e mais 3 espalhadas pela Europa ( Ermitage, Windsor e Vaux-le-Vicomte ) . Não nos admiremos portanto se acharmos que já vimos isto nalgum lado...

2 comentários:

ana disse...

Luís,
Discordo quanto às várias cópias das peças:
1º Porque se só existisse o molde para além da peça, ela tornava-se única. As coisas únicas são mais belas!
2º Nas várias cópias o autor deixa de ser original e de ter criatividade.
Claro, é o meu ponto de vista...

LUIS BARATA disse...

Também não sou grande entusiasta da cópia, mas a verdade é que em consequência da atribulada história europeia ( guerras, invasões,e calamidades naturais ) se não fossem as cópias...
Já viu a quantidade de quadros desaparecidos e/ou destruídos que conhecemos graças a gravuras?