Prosimetron

Prosimetron

sábado, 8 de agosto de 2009

Citações - 33 : A propósito de ética na política


" (...) Diz-se agora que na próxima legislatura é que vai ser: Mas com este passado como é que alguém há-de acreditar nesta nova promessa para o futuro?
Deixemo-nos de hipocrisias. A questão de fundo é outra: os partidos teimam em fazer vista grossa à ética, aos princípios e aos valores na política. Falta-lhes coragem para pôr cobro a práticas de impunidade que estão a destruir a credibilidade da vida política. Falam de verdade e transparência, mas pactuam com a mentira e a permissividade. Só os próprios é que não percebem que esta é a melhor forma de se descredibilizarem, perdendo prestígio, autoridade e o respeito dos cidadãos. (...) "
Este é um trecho do notável artigo de Luís Marques Mendes, Basta de hipocrisia, publicado no Sol de ontem. Marques Mendes é das poucas vozes a quem reconheço absoluta legitimidade para assim falar, desde logo pelo seu projecto de lei de 2005 que foi metido na gaveta pelos partidos, desde logo o próprio PSD.
Infelizmente, nem a própria Manuela Ferreira Leite, que apregoava transparência e verdade, escapa a esta hipocrisia com as péssimas escolhas que fez em Lisboa: António Preto e Helena Lopes da Costa, dois que mais do que arguidos são já acusados, ele que vai seguir para julgamento e ela que acabou de pedir a abertura da instrução. Um grande tiro no pé por parte de Manuela Ferreira Leite.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo menos, quando foi presidente do PSD, não permitiu que Valentim Loureiro e Isaltino Morais se candidatassem nas listas do PSD, apesar do partido ter perdido essas câmaras.
A Manelinha é uma nódoa. E anda ali a mãozinha de Santana.
M.