Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ravissante! Carmen Maura



Carmen Maura é uma actriz espanhola.

Nascida a 15 de Setembro de 1945 em Madrid, começou a sua carreira no circuito de cabaret em Madrid.

Em 1969, estreia-se na Sétima Arte. A sua fama internacional surge ao colaborar com Pedro Almodóvar, relação iniciada em 1980 com "Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón". Volta a ser musa do realizador espanhol em "Negros Hábitos" / "Entre tinieblas" (1983), "Que Fiz Eu Para Merecer Isto?" / "¿Qué he hecho yo para merecer esto?" (1984), "Matador" (1986), "A Lei do Desejo" / "La Ley Del Deseo" (1987) e no aclamado "Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos" / "Mujeres al borde de un ataque de nervios" (1988), com o qual recebe o Goya.

Passam dez anos sem colaborar com Almodóvar: em 1998 participa em "Alice e Martin", com Juliette Binoche, e no ano seguinte contracena com Sergi López e Federico Luppi em "Lisboa", de Antonio Hernández. Em 2005 entra em "Rainhas" / "Reinas", ao lado de Marisa Paredes, Verónica Forqué e Mercedes Sampietro.

Em 2006, volta a actuar sob a batuta de Almodóvar, em "Volver". Em 2009, entra em "Tetro", de Francis Ford Coppola, ao lado de Vincent Gallo e Klaus Maria Brandauer.

Já venceu quatro prémios Goya (possui o record de prémios Goya atribuídos a uma actriz principal) e em 2006 ganhou o prémio de interpretação em Cannes por "Volver", prémio conjunto para o elenco feminino.

É ravissante pela crispação e pela energia frenética que impõe aos seus personagens, bem como pela determinação de ultrapassar qualquer obstáculo.

2 comentários: