Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os melhores da Ficção Científica





Eis os 10 melhores filmes de Ficção Científica segundo uma lista elaborada pelo The Independent:
Solaris (1972): De Andrei Tarkovsky, o filme gira em torno de uma estação espacial situada no misterioso Oceano Solaris. A obra teve uma nova abordagem em 2002 pela mão de Steven Soderbergh.
E.T. (1982): De Steven Spielberg, conta a história de como Elliot, um rapazinho de 10 anos, encontra um extra-terrestre no quintal de sua casa, naquele que será, provavelmente, o filme que mais crianças fez chorar.
Planeta dos Macacos (1968): Taylor, um astronauta despenha-se num planeta povoado por macacos que falam, pensam e até usam roupas. Este filme é considerado uma inteligente alegoria surgida no auge da Guerra Fria.
O Exterminador Implacável (1984): Mostra Schwarzenegger no seu melhor, como um cyborg vindo do futuro para acabar com Sarah Connor, a futura mãe de um futuro líder da resistência ao domínio dos humanos pelas máquinas.
O Dia em que Terra Parou (1951): Tem efeitos especiais que incluem um disco voador e um robot, companheiro do OVNI, de seu nome Gort. Apesar dos anos que já tem este filme consegue ser mais convincente que o remake de 2008.
Metropolis (1927): De Fritz Lang, este filme continua a transmitir a visão de uma sociedade industrial futurista dividida em dois pólos: os pensadores e os trabalhadores. É nesta dinâmica que a sociedade funciona, até que o filho do Mestre de toda a Metropolis, se apaixona por uma rapariga da classe trabalhadora.
Alien (1979): Retrata a saga de uma nave espacial (Nostromo), perseguida pelo espaço por um monstro extra-terrestre, que mais à frente arranja maneira de colocar um pequeno monstro dentro da personagem principal, interpretada por Sigourney Weaver.
Guerra das Estrelas (1977): Se nunca ouviu falar de Luke Skywalker, Princesa Leia ou Darth Vader, estamos mal. São só as personagens mais famosas da história dos filmes de ficção científica. Se não viu a obra de George Lucas, nem vale a pena continuar a ler esta lista.
2001: Odisseia no Espaço (1968): Esta obra de Stanley Kubrick abrange temas tão profundos como a evolução humana ou a inteligência artificial.
Blade Runner (1982): Não tendo sido um sucesso imediato, tornou-se depois um filme de culto... Conta com as pouco brilhantes interpretações de Harrison Ford e Rutger Hauer.

4 comentários:

João Soares disse...

Pouco brilhante interpretação de Rutger Hauer??! Se ainda estivessemos na era dos duelos de madrugada...

MLV disse...

Sorry, mas o The Independent assim não o entende! limitei-me a divulgar a lista tal qual foi feita. Venham mais opiniões...
Abraço.

Miss Tolstoi disse...

Há aqui uns filmes que nunca vi, desde logo "O Exterminador Implacável", porque tenho alergia ao Schwarzenegger - os cartazes dele que estão na exposição do Museu de Zurique são fantásticos! Mas, por acaso, da "Guerra das estrelas" para baixo vi todos. E adoro "Metropolis". Mas se vos dissesse alguns dos filmes que não vi, pensavam que eu não era deste planeta.

LUIS BARATA disse...

É claro que os vi todos, e várias vezes. São sem dúvida dos melhores. No entanto, como com todas as listas há sempre mais um para acrescentar...

P.S. -Também partilho da perplexidade do João Soares quanto ao R.Hauer.